Elas estão aproveitando o período da pandemia para promover a cultura do Haiti por meio da gastronomia
A motivação das estudantes, para manter uma barraca na feira, é compartilhar a cultura haitiana com os habitantes de Laranjeiras do Sul.
As estudantes da UFFS, do Mestrado em Agroecologia, ambas de Porto Príncipe, no Haiti, resolveram procurar a prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul para adequação do projeto de produzir doce de tomate, doce de maga com abacate, pasta de amendoim e tempero composto, que agora são comercializados por elas na Feira do Produtor, na Praça central de Laranjeiras do Sul, às quintas e segundas-feira.
De acordo com as estudantes, os itens da cultura culinária do país delas e dos outros oito haitianos que já estão há cinco anos no Brasil, atualmente todos estudando na UFFS, são uma forma de compartilharem a cultura e também de desenvolverem uma atividade que proporciona uma relação interativa com as pessoas de Laranjeiras.
“Somos em 10 haitianos aqui, estudando na UFFS. Então, como estamos na pandemia e as pessoas nos perguntam na rua como é nossa comida, resolvemos compartilhar com elas, a nossa cultura”, disse Wideline, destacando que os produtos são naturais, sem conservantes e que os temperos podem ser usados em qualquer tipo de comida, como feijão, arroz e carne.