Lei autoriza Governo do Estado a criar Cia Independente da PM em Laranjeiras do Sul
Para o comandante da PM, Jakson Busnello, a Lei representa garantias para que, de fato, se avance na melhoria da segurança pública da região.
Conforme o artigo 4º da Lei 18.662 de 22 de dezembro de 2015, o poder executivo, está autorizado a criar, mediante decreto, a Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), com sede em Laranjeiras do Sul, responsável pelo policiamento ostensivo e ordem pública.
Como a referida lei não menciona prazo, nem a fonte de recurso para a criação da CIPM, a expectativa é de que haja convergência de forças políticas, bem como uma soma de esforços dos poderes públicos da região, para que o projeto saia do papel.
Ainda dá tempo, no atual governo, e após as elevações das tarifas, principalmente da energia e água, aumentando a arrecadação estadual, as dificuldades financeiras estão se amenizando. Sem falar que é um tipo de iniciativa que certamente contará também, com recursos do Governo Federal.
De acordo com o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, em Laranjeiras do Sul, Jaksn Busnello, a notícia é um avanço, pois a partir da lei, a ação concreta pode acontecer. “Esse é o trabalho que está sendo feito. Para uma caminhada, basta o primeiro passo. Já foram vários, e este é um grande passo nesta jornada. Neste contexto, o avanço da lei apresenta garantias que nunca tivemos para melhoria da segurança da região”, ressalta o comandante.