Bairro Somensi clama por melhorias ao poder público municipal
“Entra prefeito, sai prefeito e continuamos isolados, esquecidos aqui”, diz morador
Moradores do Bairro ou Vila Somensi, como é conhecido o povoado de mais de 200 habitantes, às margens da BR 277, atrás da Indústria Mate Laranjeiras, clamam pela presença do poder público municipal, tanto na melhoria do acesso, que de acordo com eles está cada dia mais inviável, como por alguma infraestrutura social (posto de saúde) para a comunidade.
Os moradores contam que apesar das péssimas condições, a estrada é bastante movimentada, principalmente, pela existência de um laticínio no outro lado extremo da localidade, além de diversas propriedades rurais. Devido a isso, haviam programado uma manifestação, com a qual pretendiam impedir o trafego, o que chamaria a atenção do poder
público. Mas devido a incompatibilidade de horários dos próprios moradores, por motivo de trabalho, decidiram formar uma comissão local e por intermédio do vereador Laureci Leal, solicitaram uma agenda à prefeitura.
“Entra prefeito, sai prefeito. Todos prometem solucionar esses problemas. Mas continuamos isolados, esquecidos aqui”, diz o morador Tiago Leal. Ele conta que além de não obterem retorno dos impostos que pagam, ainda têm muitos prejuízos, os carros quebram com facilidade, além dos pais sentirem constantes preocupações com o transporte escolar dos filhos, pelo fato da estrada estar em péssimas condições, inclusive com um bueiro que transborda quando chove, causando muita insegurança nos alunos e nos pais, na hora de passar por cima da estrutura que há muito tempo não recebe manutenção.
“Ficamos preocupados inclusive com o motorista do ônibus que nos dias de chuva vem com o carro próprio para fazer uma baldeação dos alunos de 8 em 8 por vez, por saber que temos medo de passar ali, dentro do ônibus. Ele é muito solidário em fazer isto. Mas sabemos que ele também sofre as
consequências, pois está desgastando o próprio carro nessa estrada tão ruim”, preocupa-se o aluno Fernando Moraes de 13 anos.
A professora Maria Eloeni Marcelites, atualmente em licença maternidade, diz que achou que não fosse necessária uma comitiva para solicitar a atenção da prefeitura. “Aqui na minha casa, todos apoiamos a prefeita Sirlene. Fizemos até reunião com a vizinhança aqui, com a presença dela, onde a mesma se comprometeu em asfaltar essa rua. Agora, vemos que o mandato está acabando e sequer vieram nos apresentar um projeto com melhorias para o bairro”, desabafa.
A moradora Josiane dos Santos, que trabalha como operadora de produção, diz que ela e outros pais sofrem muito, alguns tendo que levar os filhos na escola, por medo que aconteça acidente com o ônibus escolar, tanto no referido bueiro, como pelas valetas e buracos existentes. “Eu chego a me desgostar do bairro,
onde me criei e tenho a minha casa. Faz muito tempo que esperamos por melhorias e já de mais de três prefeitos”, finaliza.
De acordo com informações da prefeitura, os representantes do Bairro Somensi foram recebido pelo secretário de Governo, Gizélio Linhares, que os convidou a retornarem na próxima quarta-feira (06), quando
na presença dos secretários de obras e urbanismo, será programado um conjunto de ações para atender as reivindicações mais urgentes dos moradores.