Pinhões ainda verdes estão sendo vendidos em Laranjeiras do Sul
O aspecto engana, mas ao processar para consumir percebe-se que os frutos ainda não estão bem formados, com gosto e aspecto incomuns ao produto no ponto.
No último sábado (02), dias pessoas paradas com um carro carregado de pinhão, comercializavam o produto, em frente à prefeitura de Laranjeiras do Sul, ao preço de R$ 23 o pacote com 2 kg.
Perguntados sobre a qualidade do produto, asseguraram que estaria maduro. Muitas pessoas paravam para comprar, acreditando na informação, uma vez que a liberação da venda pelo IAP, começou na sexta-feira (01).
É importante que a população saiba que a comercialização do produto verde, semelhante ao que estava sendo vendido no último sábado, é crime, independente de estar no prazo permitido.
As normas ambientais estabelecem que a pessoa que for flagrada vendendo, transportando ou até mesmo armazenando o fruto antes desta data autorizada, estará sujeita a responder um processo administrativo e a processo criminal, além de receber auto de infração ambiental e multa de R$ 300 para cada 60 quilos da semente.
Já sobre a comercialização do produto verde, a legislação não é clara, o que não impede que produto de má qualidade, continue sendo vendido na praça.