Ciranda Literária: Educação dedica dia especial à literatura
O objetivo do projeto, de acordo com a organização, é incentivar a leitura e fazer com que os alunos naveguem pelo mundo das histórias, despertando curiosidades e aguçando a imaginação.
Escolas municipais de Laranjeiras do Sul participam nesta quarta-feira (20), em frente a Casa da Memória da Ciranda Literária, organizada e realizada pela Secretaria Municipal de Educação.
No local as escolas da rede municipal apresentam atividades como contação de história, projetos, livros entre outros. Uma peça teatral, apresentada por alunas convidadas do magistério do Colégio Gildo Aluísio Schuck, também faz sucesso entre alunos e professores. Elas ensaiaram e interpretaram especialmente para o evento, Pandolfo Bereba, baseadas na obra de mesmo nome, de Eva Furnari, que conta a história de um príncipe que coloca defeitos em todas as pessoas. Isto até que se apaixona por uma camponesa desajeitada, a quem também criticou por achá-la de nariz grande e orelas pequenas, até
que ao pedir à moça um copo d’agua, e esta lhe serve em uma xícara de barro, e ele ter recusado dizendo que um príncipe só devia aceitar água em taça de cristal, ouviu dela que, era melhor uma xícara cheia do que uma taça vazia. Ele considerou isto uma grande verdade, virtude que o fez se apaixonar perdidamente. A partir disto, passou a olhar apenas para as qualidades das pessoas.
“A fixação da história literária por meio do teatro é enriquecedora, pois as expressões do nosso corpo transmitem uma gama de sensações, principalmente às crianças, que passam ter o hábito de imaginar cenas ao ler história. E este é o espírito da literatura”, diz a aluna Renata, que assim como suas colegas da peça, é do 3º ano do Magistério.
O ponto alto da Ciranda Literária foi a visitação de alunos ao espaço com tendas e com algumas apresentações de professores, que interpretaram alguns personagens da literatura infantil, como Rapunzel, Sitio do Pica Pau Amarelo, Branca de Neve, Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho, além de manuseio de livros e leiturinhas dentro da tenda colorida montada ao pé de um Pinheiro do Paraná e passeio extra, na Casa da Memória. As pinturas especiais nos rostos, expressando ser um dia especial, também chamavam a atenção, sem falar do passeio coletivo num belo dia de sol.
“São ações que permitem que as crianças assimilem a leitura como algo prazeroso”, ressalta a secretária de Educação, Dudivane Valiati.