BASTIDORES DA CANTU
POLÍTICA CULTURAL EM PAUTA EM LARANJEIRAS DO SUL
representantes do Conselho Municipal de Cultura de Laranjeiras do Sul, aguardam o envio do Regimento Interno do mesmo, que ainda se encontra parado na prefeitura, para que a entidade seja oficializada. A partir desse passo, há possibilidades de que politicas culturais mais abrangentes possam ser desenvolvidas no município, que se habilita para inscrever projetos em editais externos. Uma das demandas dos conselheiros é que o uso do Cine Teatro Iguaçu seja destinado prioritariamente para a que grupos culturais organizados, como a Orquestra Filarmônica Iguaçu e Teatro Unificado de Laranjeiras do Sul, possam realizar ensaios no local, principalmente no espaço térreo, sem prejuízo de eventos que possam estar programados para acontecer.
IMPORTANTES ÓRGÃOS PÚBLICOS DE LARANJEIRAS SOB AMEAÇA
É preciso que os deputados federais e estaduais de todos os partidos e ideologias, adeptos a pedirem votos na região se mobilizem ampla e articuladamente pelo não fechamento de importantes órgão públicos, cujos fechamentos estão sendo cogitados. O Incra, diante da necessidade de intervenções do órgão na região, seria uma calamidade a confirmação do fechamento. Da mesma forma a Receita Federal e Vara do Trabalho, órgão que facilitam o acesso dos cidadãos ao exercício de seus direitos, e que funcionam dentro de restritas estruturas físicas e humanas. Não cabendo ser justificado o motivo como economia orçamentária.
CÂMERA NAS ESCOLAS, O MENOR DOS MALES
Em requerimento na sessão da última segunda-feira (20), os Vereadores Ivone Portela, Clarice B. Viola, Laureci Leal e demais vereadores apresentaram requerimento ao Poder Executivo Municipal, pedindo informações sobre quais medidas estão sendo tomadas com referência a Lei Municipal 036/2015, que dispõe sobre a instalação de câmeras de vídeo nos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIS, Escolas Municipais e nos Estabelecimentos de Cultura e Desporto da Rede Pública Municipal. No primeiro item, se a Lei foi regulamentada conforme prevê o artigo 4º? Em que pese o desconforto para os profissionais, por serem vigiados, recentes ocorrências em ambientes de ensino locais, como maus tratos a crianças e invasão da integridade física, denotam a necessidade de tal medida e com urgência.
POLÍTICA NATIVA MAIS QUE POLARIZADA EM LARANJEIRAS DO SUL
Polarizada já seria muito quando de fato, existe um grupo político com posição eleitoral estruturada. O grupo de Berto Silva aponta com precisão seus candidatos e já conta com chapa de vereadores montada, aguardando apenas o período eleitoral para esparramar os santinhos numerados na praça. O grupo que aponta uma candidatura do PT, pelo andar da carruagem, deve compor com alguma outra sigla, ainda indefinida. O grupo do PMDB, com mais candidatos do que declaração de votos, cogita-se que deve se aproximar do grupo de Sirlene Svartz, que ainda não aponta para onde será o voo independente das condições de decolagem. Certo é que a missão de quem assumir a próxima gestão será como a rapadura. Doce, mas nada mole.
*Colabore com sugestões e críticas a esta coluna. A identidade da fonte será preservada (42) 9974 0959 ou serliandrade@comcafe.net.br