Pratos que serão servidos no 2º Inverno Gastronômico impressionam degustadores
Pelo menos nove dos 19 expositores que farão parte do evento que será realizado de 8 a 10 de julho, apresentaram os pratos típicos que comercializarão na 2ª edição do Inverno Gastronômico.
O evento de lançamento do 2º Inverno Gastronômico, com prévia degustação de alguns dos dos pratos típicos, dirigido a convidados envolvidos no evento e imprensa, foi na última sexta-feira (24), no Cine Teatro Iguassu.
Além de Laranjeiras do Sul, sede do evento e que participa com pratos típicos, doces e cerveja artesanal, diversos outros municípios trazem seus pratos típicos, entre os dias 8 e 10 de julho, para serem apreciados a preços acessíveis, R$ 15 cada porção, durante os três dias do evento. Também haverá exposição e comercialização de artesanatos e apresentações culturais gratuitas para os participantes.
O objetivo, conforme explica Terezinha Busanello Freire, da Adetur, é promover e desenvolver a gastronomia turística, visando valorizar e divulgar a diversidade gastronômica do território Cantuquiriguaçu, sendo este um dos principais produtos associados ao Turismo. “Felizmente, essa é uma iniciativa que caiu no gosto de quem participou da primeira edição como visitante, e também vem contando com o apoio de parceiros para que possamos atender aos pedidos de que se torne um evento permanente”, disse Terezinha.
O local do evento será a Av. Santos Dumont, entre a Creche Santana e Pavilhão da Igreja Matriz. Conforme observa Terezinha, nesta edição, o evento apresenta novidades para que se torne ainda mais atrativo. “Neste ano, além do local mais amplo, será servido o café rural, no sábado e no domingo”, completa.
O Inverno Gastronômico da Lagos & Colinas é uma iniciativa da Câmara de Turismo do Condetec, ADETUR – Agencia de Desenvolvimento Turístico Lagos & Colinas, EMATER, Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul e SEBRAE com apoio do Governo do Estado através das Secretarias de Agricultura e Abastecimento e Secretaria de Esporte e Turismo – Paraná Turismo.
Ahei a ideia genial e sugiro que aproveitam o evento para acrescentar mais lazer e entretenimentos á cidade que é bastante carente neste sentido.
Que tal um “arrastapé” de pois do almoço/ jantar?
Brincadeiras de gincanas entre os municípios, jogos saudáveis etc..
Na festa do cabrito em Virmond, que, diga se de passagem, comida espetacular, digna de qualquer bistrô 5 estrelas, só teve o almoço que durou apenas 90 minutos aproximadamente e em seguida todos foram embora. A admistraçao não aproveitou a infraestrutura que já estava pronta, inclusive com música ao vivo.
Concordo totalmente, Ana. As estruturas dos eventos precisam ser melhor aproveitadas. É preciso que pensemos mais em cultura e não só em entretenimento.