Números de estupros de vulneráveis são assustadores em Laranjeiras do Sul

Números de estupros de vulneráveis subiu de 05 em 2015, para 13 até junho de 2016, sendo que 04 casos ainda aguardam resultado de exames.
Em recente relatório divulgado pelo delegado Helder chefe da 2ª SDP, Helder Lauria, sobre violência contra a mulher, na região de Laranjeiras do Sul, além do aumento do número de registros em todos os tipos de Violência Contra a Mulher, totalizando 274 casos, o número de casos de estupro de vulnerável, é considerado alarmante pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Terezinha Penafiel.
De acordo com Terezinha, o relatório que ainda será apresentado oficialmente e com detalhes à sociedade por meio da imprensa, aponta que é preciso intensificar as frentes de combate. “Já fizemos um trabalho intenso, em parceria com o Ministério Público, por ocasião do ciclo de palestras do Projeto Geração Atitude, que alcançou todos os alunos da Rede Estadual de Ensino. Mas queremos repassar escola por escola, fazendo uma conversa mais interativa, no sentido de se aproximar cada vez mais do público estudantil”, ressalta a presidente, observando que falar sobre o tema, encoraja muitas adolescentes a denunciar abusos.
Para Terezinha, como o trabalho de enfrentamento ainda é novo no município, há que se repetir e reforçar que não existe consentimento quando se trata de menores, até se chegar a um nível de conscientização da população em geral. “A prática sexual com menores é crime . Não existe consentimento quando se trata de menores. o Adulto é o responsável pela proteção desse menor, independente de ser seu parente ou não, de conhecê-lo/a ou não”, enfatiza.
Serviço
- A inclusão das escolas no próximo ciclo de debate que busca mudar a alarmante realidade, assim como conscientizar a população a denunciar pelo 180, pode ser solicitada diretamente no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, na Rua Barão do Rio Branco, 3170 – junto ao CRAS – ou pelo telefone: 42 3635 3442.
- Outros telefones onde se pode solicitar ajuda ou denunciar a Violência Contra a Mulher: Polícia Civil: 42 3635 1202 Polícia Militar: 42 3635 6398 ou 190 CRAS – Centro de Referência de Assistência Social: 42 3635 5311.