MP orienta gestores públicos sobre licitações e zelo com o dinheiro público
“Os senhores gestores públicos precisam entender que a coisa particular está aqui, e a coisa pública está ali. E que não se pode confundir uma com a outra”.
O Ministério Público da Comarca de Laranjeiras do Sul, realizou na manhã desta quarta-feira (26), no Cine Teatro Iguassu, o que Chamou de “Encontro de Orientação aos Gestores Públicos Sobre Licitações”, obtendo massiva participação representantes de nove municípios Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Porto Barreiro, Marquinho, Guaraniaçu, Campo Bonito, Diamante do Sul, Cantagalo.
O evento foi de iniciativa do Ministério Público (MP) da Comarca de Laranjeiras do Sul, e a convite do promotor Danilo Pinho Nogueira houve participação de dois ouvidores do MP/PR, que expuseram painéis de orientação, proporcionando aos gestores que fizessem questionamentos, de modo a esclarecer dúvidas que venham a ser questionadas, muitas vezes por incompreensão dos tramites legais de projetos e processos licitatórios, assim como do uso e exercício do bem público.
“Os senhores precisam entender que a coisa particular está aqui, e a coisa pública está ali. Não se pode confundir uma com a outra. Se vocês estão aqui, é porque vivem isso no dia-a-dia. E se vocês não mudarem os hábitos, em relação a isso, o brasil não sai dessa situação”, ressaltou o promotor Danilo.
“Estamos fazendo uma espécie de regionalização do patrimônio público. O que significa que nós, promotores vamos nos unir para acompanhar ainda mais tudo o que está acontecendo com os bens e recursos públicos. Vamos ficar ainda mais de olho”, alerta o ouvidor Anderson Cruz, que é do apoio técnico da unidade do MP Guarapuava.
O promotor reforçou ainda que o que estava errado antes, continua errado, mas o que acontecer de errado de agora em diante, depois dessa conversa de conscientização, passa a ser mais errado ainda. Com a palavra, o promotor do MP de Guaraniaçu, que mesmo sendo outra comarca, veio com os gestores do município para prestigiar e, segundo ele, observar com a intenção de disseminar a ideia, elogiou a iniciativa do MP de Laranjeiras e reforçou a importância dos cuidados com o bem público. “Quando os promotores falam, as vezes em tom incisivo, pode parecer que estamos impondo. Mas na verdade, o que queremos dizer e que precisa ficar claro, é que fazemos parte de uma mesma célula, e que o trabalho dos senhores incide no nosso, e vice-versa”, atenuou.
Para a secretária de Assistência Social de Rio Bonito do Iguaçu, Andrelina de Rosso, o encontro foi esclarecedor. “Gostei de ter participado. Embora não tenha feito perguntas, tirei muitas dúvidas. Eles também reforçaram que podemos procura-los para outras eventuais dúvidas, nos deixando mais à vontade para isto”, avaliou a gestora.
Na avaliação do promotor Danilo, proponente do encontro, o evento cumpriu seu propósito, levando informação e tirando dúvidas dos participantes. “O público que aqui esteve é experiente. Eles mais ouviram do que perguntaram, mas as poucas dúvidas apresentadas foram pertinentes. Na verdade, é uma oportunidade para reforçarmos como devem ser as boas práticas na gestão pública, coisa que eles já sabem e esperamos que cuidem com muito mais zelo”, concluiu Danilo, destacando a grande presença de gestores dos diversos municípios.