Oficialmente a Praça é da Bíblia, dentre outras tantas finalidades

Além de local de penitências e apreciar a bela vista da cidade de Laranjeiras, de Cantagalo e Candói, a Praça da Bíblia – num terreno público, onde está o Cine Teatro Iguassu, em que pese a constituição dizer que o Estado é laico – tem diversas outras finalidades.

Muitas são as versões que até poderiam assustar quem não fosse ver de perto.  Alguns falam do local com muito respeito, dizendo que frequentam em períodos de Via Sacra, ou de um Terço, dos quais são adeptas diversas famílias. Mas há quem fale num tom carregado de preconceito, com brincadeiras do tipo: “é um lugar milagroso, onde entram dois e saem três”, ao mesmo tempo que o fato de existirem por lá, muito lixo, alguns evidenciam aspectos contraditórios ao nome, como embalagens de camisinhas e garrafas de bebidas alcoólicas.

De acordo com informações, o terreno já pertenceu a Igreja Católica. Motivo pelo qual foi colocada uma cruz em seu topo, e como já havia o costume da população ver o espaço como sacro, a gestão que o municipalizou, optou por manter ali, a cruz e a finalidade do terreno.

 Praça da Bíblia, mantida pelo poder público como sacro, embora tenha muitas outras finalidades
Praça da Bíblia, mantida pelo poder público como sacro, embora tenha muitas outras finalidades

O Historiador João Olivir Camargo, conta que ele e sua família, costumam ir até à Praça, para a Via Sacra, durante a quaresma. Também observa uma recomendação do ex-prefeito Alcindo Natel de Camargo. “O ex-prefeito dizia que aquele morro não deveria nunca ser desmoronado, pois as tempestades sempre vêm daquele lado. Que tem a função de amenizar a força do vento”, considera.

Ainda de acordo com informações, o projeto original do Cine Teatro Iguaçu, previa que o terreno dos fundos do Cine, fosse transformado numa arena para ensaios e apresentações de teatro a céu aberto, utilizando o que seriam escadaria para subir até a Praça da Bíblia, como arquibancada. Caso proceda a informação, seria mais um espaço cultural para a população.

Internos do Esquadrão Resgate, em círculo de orações, em meio a mata que cerca a Praça
Internos do Esquadrão Resgate, em círculo de orações, em meio a mata que cerca a Praça

Finalidade terapêutica

Numa sexta feira de sol, pela manhã, ao visitar a Praça da Bíblia, ouviu de longe, muito barulho vindo do meio do mato. Eram gritos, lamentos, agradecimentos e louvores. Era o pastor Pedro Bueno, que coordena o Esquadrão Resgate, instituição que abriga pessoas dependentes de álcool e outras drogas, pelo período que passam por tratamento de desintoxicação. A casa conta com a ajuda da comunidade, e de municípios que encaminham pacientes com o perfil, mencionado, para que se afastem do vício e recebem acompanhamento psicológico, e como diz o pastor, a intervenção espiritual, no sentido de leva-los à reflexão e reforçar valores.

Vanderson (22), estava entre grupo levado pelo pastor Pedro, na Kombi da instituição, para orar, pedir perdão e agradecer a Deus. Com a bíblia nas mãos, ele refletia em voz alta e se comprometia em mudar de vida. Contou que veio de longe, de Terra Roxa, Norte do Paraná. “Eu tinha trabalho, casa, minha esposa. Usei droga escondido por muito tempo. Até que as mudanças foram tomando conta e não pude mais esconder”, lembra. Ele disse que embora tenha caído no erro, ainda pode contar com apoio da família e até do emprego, que não o demitiu. Colocou-o em licença para o tratamento, e dizem que após a recuperação, poderá voltar, conta.

Para o pastor Pedro, o espaço que é de preservação ambiental, no entorno da Praça da Bíblia, tem também, essa finalidade terapêutica, por ser ao ar livre.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.