PIMENTA COMCAFÉ – Coluna de política de Laranjeiras do Sul e região
NÃO ESTÁ DEMORANDO?
Completado o primeiro mês de gestão, nesta quarta-feira (01), e o prefeito Berto Silva ainda não apresentou um balanço sobre a real situação financeira do município de Laranjeiras do Sul. Embora seja uma informação que precisa ser analisada com cuidado e responsabilidade, é importante que seja repassada com prioridade à população, para não parecer que as suposições de campanha não eram assim, tão palpáveis.
PROCON “PRAQUÊ”?
Em plena época de demanda da população pelo atendimento (exigir cumprimento da lei em relação à troca de itens presenteados no final de ano, preços de materiais escolares, entre outros), o Procon de Laranjeiras do Sul, anexo à prefeitura está inativo. Em recesso? Não. Mas o Procon não é de responsabilidade do Estado, com abrangência nos municípios e regiões? Sim. Acontece que a indicação da pessoa que atende no órgão municipal é da gestão municipal, trocando a cada mudança de prefeito (a). A pergunta ardida é: Será que com todo esse enlace político, o responsável pelo Procon consegue encaminhar devidamente, as reclamações que quase sempre são contra o comercio local?
ESTICOU A CORDA
A primeira sessão da câmara de Laranjeiras do Sul foi um pouco acalorada. Não teve tempo para tanto, mas o suficiente para se perceber que o relacionamento entre alguns vereadores, aliados em campanha, não anda muito “alinhado”. Uma divisão de bancadas, ou grupos, qualquer que seja a divisão, revelou o descontente, com a divisão dos representantes de comissão. O que está claro é que tem comissão demais em vereadores calouros e de menos em veteranos.
BANCADA DOS EXCLUÍDOS
Tem vereador com cinco mandatos, com bagagem e experiência, em nenhuma comissão. E não foi só um, são quatro. Quatro que formam agora, segundo as más línguas, a bancada dos excluídos. Excluídos, inclusive, foi o termo usado pelo vereador Alex da Farmácia (PHS), que se mostrou mais descontente, falando a todos que pretendia fazer parte de alguma comissão. Ainda bem que tudo se resolveu com 10 minutos de conversa. O que não é de fácil entendimento para a população, é como vereadores que venceram a eleição majoritária juntos, agora já estão de lados opostos?
DE PLENO ACORDO COM A OPOSIÇÃO
O presidente da Câmara de Laranjeiras do Sul, João Schefer da Silva (PSC), disse estar de pleno acordo com o vereador João Aires (PSD), sobre a necessidade de critérios para que o ônibus que será adquirido para o transporte de estudantes universitário, recém anunciado pelo prefeito Berto Silva, não tenha desvio de função. “É preciso que seja feita uma fiscalização exigindo a frequência e a nota média dos estudantes, para que não seja desviada a finalidade desse ônibus que será comprado com dinheiro público”, destacou o vereador, fundamentando que um estudo aponta previsão de necessidade de aumento excessivo pela demanda de transporte, a cada ano, sem necessidade. Aires disse ainda que muitos buscam fora, cursos que são ofertados aqui, apenas por uma questão de conceito das instituições.
FUGINDO PARA NÃO SER CAÇADO
Comenta-se que o vereador Zé Luiz Wittmann (PMN)de Nova Laranjeiras, sofre um processo de cassação por suposta compra de votos. Dizem as más línguas que o vereador até tentou fugir para não receber o ofício da Justiça Eleitoral, mas que com a ajuda de populares, logo foi localizado nas imediações.
PROCURA-SE, R$ 700 MIL!
De acordo com fonte, o atual prefeito de Virmond, Neimar Granoski (PP), gratifica quem encontrar os R$ 700 mil, que a ex prefeita Lenita Mierzva (PR), diz ter deixado no caixa da prefeitura. A princípio, brinca a fonte, serão feitas escavações com retroescavadeira no entorno da prefeitura. Caso siga desaparecida a verba, populares serão convidados para a busca. E olha que em 2016, nem teve chester para os servidores.
*Colabore com sugestões e críticas a esta coluna. A identidade da fonte será preservada. Whatsapp (41) 98869 3611 ou serliandrade@comcafe.net.br