PIMENTA COMCAFÉ – Coluna de política de Laranjeiras do Sul e região
“QUE SE PASSA”?
A eleição para presidência da Cantuquiriguaçu, que será na quarta-feira (22) segue um mistério, como misteriosos são os atos que ficam a dever transparência, propósito e objetividade. Não há interessados ou estes se fazem de desinteressados enquanto costuram um arsenal de interesses não trazidos a público e portanto, questionáveis do ponto de vista da ética, da lisura e da transparência?
SINTONIA “FINA”
A câmara de vereadores de Laranjeiras do Sul está tão sintonizada, mas tão sintonizada com a gestão atual que não se ouve nem respiros contrários ou que questionem qualquer determinação do prefeito. Com três dos principais vereadores de oposição fazendo parte da diretoria apoiada pelo prefeito, é preocupante em que tipo de “arma de dar tiro no pé” pode se transformar o voto do eleitor.
ELEFANTES IRÃO VOAR
O prefeito Berto Silva garante que durante a sua gestão, as diversas obras paradas, popularmente conhecidas como “elefantes brancos”, irão desaparecer, tornando-se espaços com vida e utilidade pública. Ficamos todos na torcida, prefeito, e que a qualidade dessas obras sejam a prova de rachadura nas paredes e goteiras, a exemplo do Abandonado Centro de Eventos, nas imediações do CTG, que esta uma lástima e que com tanta armação de ferro comprada para as paredes, não deveria estar com rachaduras.
FESTIVAL DAS SECRETARIAS SEM SECRETÁRIOS
Enquanto fecha algumas, abre outras e turbina de poderes e deveres sua mulher Eliza (“única que poderia se preocupar”, já antecipo), Berto Silva deixa de lado a secretaria de Agricultura, menina dos olhos no município essencialmente agrícola, que segue sem secretário. No entanto a maioria dos votos saem da cidade, não é mesmo? Então a área rural que espere por atenção e incentivo à produção.
ABUSO DE INDEFESOS
É no mínimo um grande contrassenso, a extinção da secretaria de Assistência Social de Laranjeiras do Sul, num momento em que uma crise de desemprego e falta de acesso aos bens, oriunda justamente da arrogância política de alguns, se estabelece. Os dependentes desse serviço são justamente aqueles historicamente desprovidos de qualquer posição que os valha. Podendo ser vista como abuso de indefesos, a redução da importância de um segmento ao ponto de não se dedicar exclusivamente e especificamente a ele.
INÉDITISMO DE CAUSAR ENGASGO
Em Nova Laranjeiras as novas eleições, que devem acontecer dia 2 de abril, contam com a inédita aliança entre PT e PSDB. Parece que os novalaranjeirenses fazem de tudo mesmo para o ex prefeito Lineu Gomes não voltar a governar o município. O representante do PSDB, chegou a engasgar três vezes em seu discurso, durante a reunião em que foi apresentada a aliança. Segundo os comentários, o engasgo foi por ter de frequentar o mesmo espaço que os opositores ferrenhos e que teria traído em 2012. Afinal não existe inimigo político e sempre há tempo para recomeçar.
SOLTEIRO PRECES A VIUVAR
O PR de Nova Laranjeiras, sempre aliado de PT e PDT mudou a postura e decidiu lançar candidatura própria nas eleições para prefeito, em andamento. Não se sabe o motivo, talvez por não concordar com novas alianças. A divisão do grupo, mesmo que apenas por amadorismo e não por expertise política, só serve para fortalecer Lineu Gomes, o que supostamente não seria do interesse dos republicanos.
*Colabore com sugestões e críticas a esta coluna. A identidade da fonte será preservada. Whatsapp (41) 98869 3611 ou serliandrade@comcafe.net.br