Referência brasileira em homeopatia na agropecuária orgânica participa de seminário em Laranjeiras do Sul
“É muito simples de entendermos o porque o uso da alopatia é predominante. Os médicos são formados nas universidades que têm a ver com o Conselho de Medicina e à indústria farmacêutica, que vive de dinheiro e por tanto não de gente curada e sim de pessoas doentes.”
O Dr.Vicente Casali, professor da Universidade Federal de Minas Gerais – campus de Viçosa, uma das maiores referências em homeopatia do país, ministrou palestra e deu orientações aos produtores, durante o 19º Seminário Brasileiro Sobre Homeopatia na Agropecuária Orgânica e 3º Encontro Regional de Produtores de Leite Agroecológico, realizado nesta quinta-feira (09 ), no Centro Comunitário do Assentamento 8 de Junho, em Laranjeiras do Sul.
O objetivo do evento foi divulgar a homeopatia como tecnologia nova, destacando a produtividade de alimentos sem produtos prejudiciais, com respeito ao meio ambiente, aos consumidores e às famílias agrícolas produtoras. “O uso da homeopatia não exige que se tenha nenhuma crença. A homeopatia é aplicada por convicção científica”, ressalta o professor.
Valdemir Gnoatto, de Itapejara D’Oeste, conta que utiliza há aproximadamente 10 anos, homeopatia em sua propriedade, e recomenda. “A ação é mais a longo prazo. Mas também é mais prolongada, sem falar de todos os demais benefícios em relação à qualidade de vida humana. Mas é preciso tomar conhecimento e confiar, pois é um método cientificamente comprovado”, assegura.
Outro depoimento que confirma resultados é feito por Terezinha Dias Ribeiro Lira, de Rio Bonito do Iguaçu. “Há oito anos comecei a conhecer a homeopatia. Uso exclusivamente há cinco anos. Usamos para tudo, desde a prevenção à mastite, machucaduras, controle de carrapatos, vermes e moscas. Esse seminário nos dá a oportunidade de conhecer mais, sendo de muita valia para nós”, disse Terezinha.
O técnico em homeopatia, junto à Ceagro, Edemilson Vieira que por meio de um projeto, visita os produtores, ensinando o uso correto e preparo das homeopatias disse que a precisão na dosagem tem que ser seguida a risca. “As medidas são precisas. Se não seguir, ocorrem desiquilíbrios das fórmulas e frustram no resultado”, comenta o técnico que utilizando um laboratório na Cooperativa Coperjunho, a partir de cerca de mil matrizes, prepara as homeopatias para cada tipo de necessidade, para quem preferir comprar prontas.
O evento que contou com participantes de mais de 12 municípios foi promovido CEAGRO – Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia e da Universidade Federal de Viçosa/MG, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e BNDES.S Os participantes receberam certificados.