Biblioteca escolar precisa ser atraente e agradável, além de ofertar livros
A pessoa que atende na biblioteca, mesmo não sendo bibliotecário, precisa ser quem tem apreço pelo que faz para que os alunos gostem do ambiente.
A biblioteca do Colégio Laranjeiras do Sul, pode ser exemplo de local que os alunos veem como atraente e confirmam isto frequentando o espaço.
A professora de História, Daiane Brecailo Hamulak, que é responsável pela biblioteca do Colégio Laranjeiras há quatro anos, mas que já trabalha no setor há quase 20, participou do curso de três dias, para atendentes de biblioteca de todos os municípios da Cantuquiriguaçu, que foi ofertado em junho de 2016, por iniciativa do Conselho Municipal de Cultura em parceria com Biblioteca Pública do Paraná e prefeitura. Ela conta que sempre gostou muito de trabalhar nessa função e que o curso a ajudou muito a entender as peculiaridades da organização e sistematização dos livros.
“Procuro manter algum novidade atrativa que chame a atenção dos jovens. Sempre faço alguma exposição, embora o espaço seja pequeno, adaptando alguns objetos que tenham histórias, a exemplo de máquinas de escrever e outros equipamentos superados pelas novas tecnologias”, conta Daiane, que no momento, prepara uma exposição sobre a capacidade dos novos equipamentos de compactar as diversas mídias, alusiva ao Dia Mundias das Tecnologias que é comemorado em 17 de maio. “São 100 anos de tecnologia digital”, complementa.
Outro atrativo que segundo Daiane, conduz os alunos para a biblioteca são as cores das paredes, planejadas para tal, e também o fato de lá ser o único local onde é permitido usar o celular, mesmo na hora do intervalo.
O aluno Felipe Demétrio conta que vem percebendo melhorias na biblioteca. “Nossa biblioteca tem uma boa variedade de livros e pode ser ainda melhor. Além de ler, gosto do ambiente social da biblioteca”, diz. Já, sua colega Camila S. de Jesus, disse que já frequentou outros colégios e que a melhor biblioteca que encontrou foi no Laranjeiras. “Gosto mais desta biblioteca. Tanto dos livros como dos mapas que encontro aqui e da coleção inteirinha de sherlock holmes”, finaliza.