Violinista Cezar Tardony dá curso para interessados em Laranjeiras do Sul

Aulas de violino neste sábado e domingo, na ACILS. Interessados em participar pagam R$ 100 pelos dois dias, ouvintes R$ 50, podendo levar dois acompanhantes, tanto no caso de participante como ouvinte.

Cezar Tardony com seu violino Jean Batista Viullaume 1827 e um arco Leopold Renaudin.

O renomado professor de violino e outros instrumentos de corda, Cezar Tardony, natural de Nova Friburgo – RJ e que atualmente vive em Mogi Guaçu – SP, está em Laranjeiras do Sul, desde o início da semana, período em que deu um intensivo para dois aluno seus de longa data, que vivem no município.

Cesar Tardony tem 29 anos  e sua trajetória como violinista começou aos 15.  Isto depois de tocar piano por três anos, e como o paí não o apoiou na primeira escolha, foi mudando de instrumento até que encontrou um violino que o encantou. Pediu para experimentar o instrumento que era relíquia de uma família que ao sentirem sua afinidade com ele o presentearam, pois havia uma recomendação de uma matriarca de que o violino não fosse vendido, e sim doado para alguém que bem o aproveitasse. Esse violino é o seu preferido até hoje.

Após decidir pelo Violino, Tardony já com 17 anos, participou de uma audição, sendo classificado para o 1º violino da Orquestra Sinfônica da Universidade Cândido Mendes, onde recebeu formação do professor Oswaldo Costa Valesco, membro da Orquestra barroca da UniRio.

Aos 20 anos residindo na cidade de Rio das Ostras – RJ, foi professor do Conservatorio Teatro, Dança e Musica de Rio das Ostras abrindo um leque de oportunidades e conhecimentos, obtendo a chance e o prazer de ser o primeiro violinista a tocar no Festival Internacional de JAZZ e BLUES de Rio das Ostras dentre 11 anos de Festival.

o inicio de 2013 ingressou na Orquestra Jazz Sinfonica de São João da Boa Vista como 1° violino e na Orquestra Jovem do Interior como Spalla.

No mesmo ano já residindo na cidade de Mogi Guaçu – estado de São Paulo em busca de novos conhecimentos teve oportunidade de estudar com Paulo Paschoal (OSESP). O ano de 2014 foi muito importante tendo a chance única de concorrer a uma bolsa de estudos com Martin Valdeschack (concertista Internacional formado na Julliard School Music) sendo aprovado e começando seus estudos com Valdeschack no inicio de 2016 no México na cidade Queretaro.

Em 2015 investiu na sua carreira no ramo educacional, fazendo duas especializações pelas Universidades (The University of Iowa ) e a renomada ( Manhattan School Music ) ambas com cursos ministrados no Rio Grande do Sul inovando e trazendo para o Brasil o curso de violino por Skype onde a alguns anos esse tipo de didática já era aplicada nos Estados Unidos inicialmente por Pinchas Zukerman em seus varios Master Class pelo mundo.

Hoje em dia Cezar Tardony leciona por skype para 8 países: Brasil, Argentina, Chile, Mexico, Bolivia, França, Irlanda e Espanha.
Atualmente ministra Master Classes para todo o Brasil.
E esta analisando futuros projetos para poder continuar seus estudos em Madri (Espanha).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.