Neste dia Mundial do Meio Ambiente é preciso refletir que a natureza não é inesgotável
E preciso que a visão de que o Meio Ambiente é um objeto externo ao ser humano seja esclarecida
Neste dia 05 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, é preciso ressaltarmos que a água é sem dúvida um dos recursos naturais mais importante para a humanidade.
Isto posto, de acordo com um dos defensores da natureza e seus arranjos que fortaleçam os ecossistemas, Santiago J. Sarandón, é hora da humanidade preocupar-se, principalmente no Brasil, onde de acordo com uma pesquisa realizada em 2012, aumentou o mercado de agrotóxicos em 190%, quando o crescimento mundial foi de 93%.
Não bastasse esse negativo ranking, a mesma pesquisa trás a informação de que dos 50 produtos mais utilizados no país, 22 estão proibidos na União Europeia.
Algumas das consequências que estão associadas ao uso de agrotóxicos:
- O monocultivo faz com que se perca a matéria orgânica/nutrientes do solo.
- Poluição dos lençóis freáticos
- Pesquisa realizada em 2008, na Argentina revela presença de pesticidas organoclorados proibidos no país, como o DDT, no leite materno.
- .Um estudo realizado em 1990, estimou que a erosão hídrica é o tipo dominante de degradacão do solo, responsável por 56% das terras degradadas no mundo.
- Perda da biodiversidade, variedade genética e extinção de espécies, comprometendo os ecossistemas.
A revolução verde, alcunha dada ao agronegócio (o vilão dos agrotóxicos), em 1968, não resolveu o problema da fome no mundo. Apenas possibilita que poucos lucrem rapidamente, a curto prazo, enquanto se polui a água e o Meio Ambiente de todos.