Osnélio Vailati lança sua obra A Vista de Meu Ponto, em noite de autógrafos

“Escrevo e publico o que penso, não para convencer as pessoas que pensam diferente. Mas para que aquelas que pensam como eu, saibam que não estão sozinhas”. Osnélio Vailati

O escritor e professor de Geografia de Laranjeiras do Sul, Osnélio Vailati,  lançou seu livro A Vista de Meu Ponto, no Laranjeiras Palace Hotel, no último sábado (09), cujo valor integral das vendas do dia do lançamento, R$ 960, foi destinado ao SOS, instituição que abriga crianças e Adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município. O Lions Clube ficou responsável em organizar uma confraternização natalina na instituição, com o valor arrecadado.

Osnélio falou sobre o que o motivou a escrever a obra que faz uma reflexão sobre a inversão do “não” olhar, sobretudo da grande mídia, dos aspectos geográficos políticos e sociais, do Sul em relação ao Norte do continente, conforme simboliza a ilustração da Rosa dos Ventos, na capa. Ele explicou os significados da apresentação gráfica da obra, que complementa sua abordagem e como mensagem, pediu que não se adote a indiferença como um hábito cotidiano, coisa que vem se constatando. “Um dia a caminho da escola, passei por uma pessoa catando comida dentro de uma lixeira para comer. Senti vontade de ajudar, mas como não tinha dinheiro nem carregava a carteira. Durante a aula, uma aluna perguntou por que eu estava triste. Respondi que era por ter visto uma pessoa buscando comida no lixo, e não ter podido ajudar. Ela respondeu que para ela era uma coisa normal, pois via isso todos os dias”, relatou o escrito, exemplificando o quanto o que deveria atingir a todos passa a ser visto com indiferença.

Osnélio dividiu a mesa de cerimônia com alguns de seus colegas professores – com os quais compartilha a direção do Sindicato dos Professores APP – Laranjeiras, em defesa dos direitos da categoria, com alguns de seus ex-professores, aos quais prestou homenagem e com o professor de Sociologia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Mariano Sánchez, que é um leitor contumaz e como sociólogo, um debatedor da política.

“Estou muito feliz por estar participando deste momento, e duplamente surpreso.  Primeiro por se tratar de um lançamento de um livro de um escritor local, o que não é comum. Segundo por se tratar de um livro sobre política, tema de tamanha relevância e sobretudo, do qual tratamos com muita atenção, nos últimos dias, sendo necessário cada vez mais o aprofundamento e olhar crítico e qualificado”,   comentou Sánchez.

Osnélio se disse muito satisfeito com o resultado editorial e gráfico executado pela gráfica e editora Cantu de Laranjeiras do Sul, e agradeceu colaboradores co-responsáveis pela conclusão do trabalho. “Como não tenho dúvidas de que a meritocracia é uma falácia, quero agradecer a todos os colaboradores, pois este livro é fruto do conhecimento adquirido ao longo da minha vida, desde com meus pais como com professores e muito pela vivência sindical, nas lutas junto aos colegas da APP-Sindicato”, destacou o escritor que se disse surpreso com as vendas e comparecimento do público ao lançamento. “As vendas e o público presente superaram as minhas expectativas!”, conclui.

Serviço:

O Livro A Vista de Meu ponto, encontra-se disponível em Laranjeiras do Sul, na Livraria Cultura por R$ 30. A intenção do autor é espalhar a obra para outros centros. Para isso, está tratando com um serviço de distribuição. Mas os interessados de outras cidades e regiões podem solicitar direto com ele, pelo Whatsapp (42) 99807-6187 ou pelo facebook: https://www.facebook.com/search/top/?q=osn%C3%A9lio%20vailati