Conheça a história de um casal que pedala, literalmente, há 9 anos: agora, acompanhado de duas filhas pequenas,
A família americana com representantes da Colômbia, Venezuela e Brasil, foi se completando no caminho e segue de bicileta rumo à Argentina depois de ter passado por Laranjeiras do Sul.
O casal de colombianos, Juan Carlos e Daniela, se conheceram há 9 anos, e logo em seguida rumaram para a Venezuela, onde nasceu a primeira filha Rechetti, hoje com sete anos. Pela Guiana Francesa, chegaram ao Brasil, e já faz três anos que estão passando um tempo em cada Estado. Tiveram a segunda filha, Joanita, hoje com 9 meses, na Bhaia, e por último passaram pelo Paraná, do qual estão saindo para a Argentina, tendo pernoitado em Laranjeiras do Sul, no dia o2 de maio.
O casal conta que não fica mais de três dias em cada cidade, exceto pelo nascimento das filhas, quando a Daniela parou de pedalar já no sétimo mês, e passaram mais tempo, no caso do Brasil, em Feira de Santana, por cinco meses e meio.
A família se declara indígena da Colômbia e passariam três dias na Terra Indígena Rio das Cobras, de acordo com eles, com seus parentes, para os quais a missão é passar esperança, apoio e a certeza de que eles estão no caminho certo. “Queremos reforçar a eles que o caminho certo não é destruir a natureza, nem acumular bens, mas deixar uma natureza bonita, bem cuidada com rios, cachoeiras, matas e conhecimento para os nossos filhos”, ressaltou Juan.
Tanto Juan como Daniela, contam que iniciaram estudos em universidade, mas não concluíram. Ele passou por três cursos, Engenharia Química, História e Artes. Ela fez Artes por um período, e depois que decidiram viajar juntos, dizem que deram um tempo nos estudos formais, mas que logo voltam à Colômbia, onde pretendem retomar a formação, assim como dar suporte àeducação formal das filhas.
A família se diz autossustentável, tendo por hábito não pedir nenhuma ajuda onde param. Para as despesas básicas como alimentação e necessidade das crianças, comercializam artesanatos como bijuterias e objetos de decoração, que produzem.
Sobre a relação estável por 9 anos com Juan, com quem tem e divide o cuidado e educação das filhas, Daniela diz que ele a fortalece para seguir firme com a ideologia da descoberta, do desprendimento e da busca pelo autoconhecimento. “As vezes até me canso fisicamente. Mas quando olho para ele, está sempre cantando e cuidando de todos nós, então me encho de amor e me fortaleço”, resume Daniela, que é retribuída por Juan, que declara ter encontrado a parceira ideal na sua vida. “É muito difícil encontrar uma parceria como tenho na Daniela. Minha mulher é uma pessoal incrível e juntos, com a leveza e alegria que carregamos, poderíamos fazer essa aventura para sempre”, completa Juan.