Após intervenção do MP, CMEIs de Laranjeiras do Sul, terão plantão em dias de jogos do Brasil?

O Decreto 034/2018, no qual se baseia o bilhete anexado na agenda dos alunos, não passou por discussão ampla na Câmara de vereadores, informou o vereador Alex, nem pela comissão de vereadores que  integram a comissão de Educação, da qual fazem parte os vereadores Eva Roche, Professor Anderson e Clarice Viola. Não há obrigação do executivo em passar pelas instâncias. No entanto, elas existem para serem consultadas sobre as temáticas a que regem. 

Desde a estreia do Brasil na Copa do Mundo, quem tem  filhos na Educação pública de laranjeiras do Sul, vem recebendo bilhetinhos, solicitando que levem seus filhos só a tarde, no caso da estreia que foi dia 22, e só pela manhã, no dia 27, quando o jogo ocorreu  no turno contrário. Já nesta segunda-feira (02), o pedido foi para que buscassem as crianças até 10:15, uma vez que o jogo ocorreria às 11h.

Como os pais não contam com folga nos dias de jogos, em seus afazeres, houve um pedido de um grupo de pais, à secretaria de Educação, no dia 21, antes do primeiro jogo, para que ao menos houvesse o atendimento de plantão, nos estabelecimentos de ensino. Mas de acordo com estes, não houve resposta.

Conforme uma postagem de uma mãe, no  facebook, se dizendo incomodada com a falta do atendimento o dia todo, uma vez que o jogo seria apenas na parte da manhã, comentários de manifestantes e inclusive de representantes do poder publico municipal, após contato do ministério público com a Secretaria de Educação, foi de que o atendimento em regime de plantão, estaria assegurado. No entanto, a decisão foi depois que os pais buscaram seus filhos na sexta-feira e não ouve divulgação massiva sobre a alteração. Nem mesmo na página da prefeitura.

De acordo com uma dos solicitantes, Marize Helena da Rosa Vendler, até a última sexta-feira (29), não obtiveram resposta da secretaria, e como o jogo desta segunda ampliava o período sem atendimento, procuraram o Ministério Público para uma solução. “O calendário escolar das escolas e creches de Laranjeiras do Sul já prevê muitos recesso, quando um dia é feriado tem recesso no dia anterior, sem falar que no final do ano as creches param de trabalhar no dia 19/12, e só voltam em fevereiro, sendo assim tem 15 dias de férias em julho e dois meses no final do ano. E eu só tenho 30 dias de férias, então ainda não sei com quem deixar a minha filha, nos 45 dias restantes do período de férias em que vou trabalhar. Em Guarapuava por exemplo em janeiro as creches atendem em regime de revezamento”, comenta Marize.

A reportagem de Comcafé fez contato com a secretária de Educação, Maria Luíza Nunes dos Santos, por mensagem de whatzapp, perguntando se o atendimento de plantão será mantido nos próximos jogos, uma vez que não há nenhuma informação a respeito, na página oficial da prefeitura. As menagens foram visualizadas pela secretária, mas não houve resposta, até às 13h, quando o resultados do jogo Brasil e México, já confirmava que haverá novas situações.

De acordo com os vereadores, a Lei orgânica do Município de Laranjeiras do Sul dá prerrogativa para que as decisões do executivo possam ser diretas. “Mas não impede que a discussão possa acontecer para que algumas questões possam ser avaliadas em caráter mais amplo”, observam.

Pelo exposto, e o desconforto dos cidadãos contribuintes, ao serem informados de decisões por decreto que não são discutidas nos fóruns adequados, muito menos em audiências públicas, é importante que a Lei Orgânica do Município seja revisada.

Fica a dica aos vereadores e executivo.

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.