Col. Gildo lota Teatro Iguaçu, no início de agosto no VIII Festival de Teatro e Música Infantil
Estão de parabéns todo o corpo docente, a direção, alunos e comunidade escolar do Col. Gildo Aluísio Schuck por compartilharem de uma metodologia eficaz e inspiradora de formar cidadãos sensíveis e humanizados!
Para além do palco, uma cena de encher os olhos foi ver a lotação máxima do Cine Teatro Iguassu, no último dia 04, quando a comunidade compareceu em peso para prestigiar o VIII Festival de Teatro e Música Infantil do Col. Professor Gildo Aluísio Schuck, que fomenta e contribui para a consolidação da arte e Cultura no Município de Laranjeiras do Sul e região.
De acordo com a coordenadora do Festival, a professora de Artes Claudia Motta, o evento iniciou em 2009, para marcar um encontro da turma de docentes e foi ganhando espaço até progredir para o que foi neste ano a apresentação de um espetáculo teatral baseado no conto árabe de Sherazade e as mil e Uma Noites, que é uma coletânea de contos. A apresentação interpretou a história de uma rainha que para sobreviver às atrocidades de um rei, começa a contar histórias, e com isso, ele se apaixona por ela, poupando-lhe a vida. A adaptação foi de Geovana Bortoluzzi do TULS – teatro Unificado de Laranjeiras do Sul.
De acordo com Claudia, o festival que hoje é prestigiado por toda a comunidade, tem um caráter de retribuir às escolas municipais por abrirem espaço aos alunos do magistério que fazem estágios na rede municipal de ensino.
No entanto, de acordo com a coordenação, o festival não se resume a um único tema. “Cada turma do curso de formação de docentes traz uma proposta, adaptam, criam e apresentam, incluindo algumas coreografias também. “Neste ano, tivemos 10 apresentações”, disse Claudia, enumerando os espetáculos apresentados: Aladim, Ali Babá e os 40 ladrões (que são contos das Mil e uma Noites), Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho, Moana, Chiquinha, Frozen e Um sonho de Princesa.
Os elencos
São cerca de 200 alunos das diversas turmas de magistério, conduzidos, preparados e com figurinos produzidos pelos professores. Mas são os alunos do 4º ano que são responsáveis por todo o evento. Eles são divididos por equipe e realizam desde a decoração, até toda a organização e apresentação, que conforme destaca a professora Cláudia, é uma atração a parte, e que neste ano, foram duas duplas. “Quero fazer um agradecimento muito especial aos alunos do curso de formação de docentes de todas as turmas, do 1º ao 4º ano que foram correram atrás de organizar tudo, e por isso temos recebido muitos elogios. Temos alunos muito talentosos e brilhantes”, destacou Cláudia, acrescentando que tudo tem acontecido graças ao imenso esforço do diretor Élcio de Bona “O Elcio não mede esforços. Cada vez que a gente traz uma ideia ele apoia e está fazendo a diferença no Colégio Gildo”, finaliza.
Confira fotos do festival: