Eleitor de Bolsonaro comete crime de racismo contra laranjeirense que toma providências
A origem da agressão racista foi um post de Rodrigo, cuja imagem o identifica como defensor do presidenciável Jair Bolsonaro, reforçando sua posição machista, em entrevista à Rede Globo, na noite desta terça-feira (28).
O crime de racismo, aconteceu na noite desta terça-feira (28), logo após o candidato a presidência da república, Jair Bolsonaro (PSL), ter sido entrevistado pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, na Rede Globo, quando numa manifestação de machismo, debochou da apresentadora, dizendo que via ali um senhor e uma senhora, e que muito possivelmente existia uma diferença no salário de ambos, como
se fosse algo natural.
Foi logo após o episódio global, que a laranjeirense Daniele Cruz, comentou “cara, vai estudar” num post machista de um de seus amigos (apenas virtual) no facebook, uma vez que Rodrigo Josef, chamava a apresentadora Renata de idiota, questionando se Bonner era o dono e ela a faxineira.
Para surpresa de Daniele, a resposta de Rodrigo foi uma ofensa racista, não só a chamando indiretamente de macaca também inserindo uma figurinha do animal, para que não restasse dúvidas sobre a que se referia.
De acordo com Daniele, que salvou devidamente a postagem com as ofensas de racismo, e que está sendo tratada pela sua advogada Juliana Nogueira, não é a primeira vez que sofre com isto. “Eu confesso pra ti, que estou cansada de olhares maldosos, racismo velado. Comentários “sem intenção””, desabafa Daniele, que disse ter recebido muitos apoios de pessoas que inclusive localizaram Rodrigo e lhe informaram que ele reside em Nova Laranjeiras.
Ainda durante o contato para ouvir os relatos de Daniele, ela enviou print de uma mensagem com pedido de desculpas, que acabava de receber de Rodrigo, pela mensagem do facebook.
A reportagem de comcafé fez contato com Rodrigo, através da sua página no facebook e também o entrevistou sobre o fato.
Comcafé: Oi Rodrigo! Não conheço você. Mas sobre essa história de racismo que estão falando…é verdade…o que te levou a fazer isso?
Rodrigo: Sim e acabei fazendo de cabeça quente agente faz umas besteira mais estou muito envergonhado de mim mesmo meu Deus nossa estou muito mal com isso.
Comcafé: Vc é estudante? Como foi sua formação sobre essa questão das pessoas com cor diferente da sua?
Rodrigo: Não eu nunca descriminei ninguém já mais até tenho negros na minha família isso foi uma besteira ela me falo um negocio lá dai acabei fazendo essa besteira. Se tu soubesse quanto eu estou mal com isso. Parece que estou com mil quilo nas costa.
Comcafé: Mas você já teve orientaões sobre isso? Ou cresceu ouvindo assas coisas como uma piada normal?
Rodrigo: Sim já ouvi muito tenho amigos que fazem piadinha e tal mais eu sempre falava pra eles isso era muito feio e agora acabei fazendo essa bobagem. Hoje foi o pior dia da minha vida. Nossa ok eu ouvi de ofensas até parece que eu tinha matado alguém meu Deus .
Comcafé: A Daniele está afirmando que vai representar contra você. Já está pensando na sua defesa?
Rodrigo: Então vou fazer ok né estou muito errado agora tenho que paga pelo oque eu fiz né.
Comcafé: Você é estudante ou estudou até o quê?
Rodrigo: Então prefiro não fala muito sobre minha vida minha família porque isso é muito constrangedor.
Por fim, ao comunicar Rodrigo de que suas informações seriam utilizadas nesta reportagem, ele acrescentou que recebeu ameças de pessoas, pelo facebook, e que se sentia aliviado por falar de como estava se sentindo.
Daniele informou que está retornando de uma viagem, e assim que chegar, fará o boletim de ocorrência, e até está curiosa sobre quais serão os encaminhamentos pela justiça local.