Semana acadêmica de Economia da UFFS teve desenvolvimento regional como foco
Durante a mesa redonda, o professor Jorge Luis Favaro da Unicentro, criticou aos atuais sistemas de financiamento, a exemplo do Pronaf, que segundo ele exige a comprovação de produção por meio de Nota Fiscal, o que obriga o produtor a produzir híbridos. Ele também ressaltou que os alunos dos colégios agrícolas acabam tendo a venda de veneno como alternativa profissional.
Encerra nesta sexta-feira (06) a III semana acadêmica do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Laranjeiras do Sul, organizada em parceria com o Centro Acadêmico e a Coordenação do Curso de Ciências Econômicas, com apoio da UFFS e do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon/PR.
Conforme o coordenador do curso, professor Márcio Moraes Rutkoski, “o objetivo foi promover um espaço de discussão sobre a complexidade da atual conjuntura econômica nacional e internacional e quais os seus possíveis desdobramentos para o desenvolvimento regional e para o mercado de trabalho do economista, através da
realização de palestras e minicursos em áreas de interesse dos discentes do curso”.
A mesa-redonda realizada na quarta-feira (04), cujo tema foi “As políticas públicas e as possibilidades de desenvolvimento regional na atual conjuntura”, teve a participação dos professores Jorge Luis Favaro, da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, Wolney Roberto de Carvalho, da Unila, e Elemar Cezimbra, da UFFS Laranjeiras.
Para o encerramento, nesta sexta-feira, haverá dois minicursos: “Consultoria Empresarial” e “Inovação, empregabilidade e empreendedorismo”, que serão conduzidos, respectivamente, pela professora Maria de Fátima Mirando e pelo economista Daniel
Rodrigues Point, ambos do Corecon/PR.