Coronavírus impacta geral, incluindo cidades do interior como Laranjeiras do Sul
Acadêmicos da UFFS, foram os primeiros atingidos, com rotina alterada pelo risco do coronavírus, desde esta segunda-feira (16).
A resolução que determinou a paralisação por tempo indeterminado das aulas presenciais em todos os seis campus da UFFS, inclusive o de Laranjeiras do sul, foi publicada na noite deste domingo (15), observando que a decisão se fundamenta em ação preventiva, diante da pandemia do Coronavírus.
Na manhã desta segunda-feira (16), poucos carros ocupavam o estacionamento da universidade, bem como todos os espaços (salas, biblioteca, saguão, bancos do pátio) rotineiramente com presença de estudantes, encontravam-se vazios.
De acordo com a nota emitida pela referida instituição, precedida por diversas outras universidades do país, que também encontram-se com as atividades paralisadas, o cessamento é por tempo indeterminado.
A questão é a rapidez com que o vírus pode se proliferar, alertam as autoridades sanitárias. Em um dia, no Paraná, foram 20 novos casos suspeitos. Entretanto, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), ainda não há transmissão comunitária (todos os casos ocorreram em pacientes que retornaram de viagens internacionais) e o número de confirmações da doença se mantém em 6: cinco em Curitiba e uma em Cianorte, no Noroeste.
Em alguns Estados as aulas nas instituições estaduais e municipais já foram suspensas. Já no Paraná, e na região de Laranjeiras do Sul, essa decisão ainda não foi comunicada. Mas a estimava é de que as paralisações se ampliem, com base no aumento de casos nacionais e internacionais, bem como pelas medidas já adotadas por diversos países em diferentes continentes para conter a pandemia do Coronavírus, cuja doença é denominada Covid – 19.