Agroindústria Familiar ganha expositores em Três Pinheiros
A criação e regulamentação das leis municipais são o primeiro passo que os produtores devem cobrar em seus municípios, para que possam certificar e comercializar livremente, seus produtos.
Inicialmente, produtores de cinco municípios (Laranjeiras do Sul, Guaraniaçu, Catanduvas, Candói e Campo Bonito), expõem seus produtos da Agroindústria Familiar, em Stand, dentro do Restaurante Três Pinheiros, em Candói, inaugurado nesta terça-feira (01). Quinze produtos de fabricação artesanal e agroindustrial, foram colocados à venda, no 1º dia.
De acordo com Luiz Carlos Leite, presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Lagos e Colinas (Adetur), a parceria com o estabelecimento que tem um fluxo de aproximadamente 1.500 pessoas por dia, é fruto de um esforço conjunto da instituição que preside, Associação dos Municípios do Médio Centro Oeste do Paraná (Cantuquiriguaçu), Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu (Condetec), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Grupo Três Pinheiros. Ele destacou ainda, o apoio das gestões públicas dos municípios representados.
“A intenção é de que toda a produção certificada, cujos produtores sejam associados, possa ser comercializada nesse espaço com grande fluxo de pessoas”, disse o presidente da Adetur.
Para o proprietário do Restaurante Três Pinheiros, César Antônio Bottin, sua motivação para aceitar a parceria foi possibilitar a divulgação de produtos locais, com o propósito de fortalecer a agroindústria. “Sei que isso significa oportunidade para o pequeno produtor mostrar seu trabalho para além de seu município”, justifica.
Adriana Souza, de Laranjeiras do Sul, que produz pães e bolachas artesanais, disse que viu a iniciativa como uma oportunidade de tornar seus produtos mais conhecidos e ampliar a demanda. “Meus produtos se diferenciam. Acho que vão ter boa saída”, acredita a artesã, ao destacar que seus biscoitos de coco são feitos com fécula de mandioca, e que não contêm gluten.
Para o secretário de Agricultura de Catanduvas, Leocir Rech – município precursor da certificação dos produtos agroindustriais – iniciativas como essa, são muito bem vindas. “Vejo pelos produtores de Catanduvas, que hoje estão com toda a certificação em dia, o quanto cada oportunidade os motiva a avançar nas técnicas de produção”, avalia o secretário, reforçando a importância do município criar e regulamentar as leis que amparem o produtor na hora da certificação.