Alex da Farmácia confirma pre-candidatura a prefeito e antecipa prioridades do plano de governo
Atualmente vereador pelo PHS, Alex Schoroeder aguarda período legal para mudar para o Republicanos, tendo ainda, segundo ele, apoio do Progressistas.
Ainda constando nos quadros do PHS, partido pelo qual se elegeu vereador em 2016, Alex Schoroeder (Alex da Farmácia) vem divulgando por meio da imprensa e de suas redes sociais, que é pré-candidato a prefeito pelo município de Laranjeiras do Sul, no próximo pleito, pelo Republicanos e com apoio do Progressistas. Além de confirmar a disposição em concorrer, fala sobre planos para educação, saúde, mobilidade urbana, meio ambiente e agricultura, conforme pretende construir seu plano de governo.
Na expectativa de administrar o município, cuja arrecadação, de acordo com o vereador deve alcançar R$ 106 milhões neste ano, cerca de R$ 8 milhões/mês – e que de acordo com Alex, quase 50% está sendo investido na folha de pagamento – diz que valorizar o poder de contribuição que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tem a dar para o bom desempenho e aplicação dos recursos públicos, sobretudo buscando desenvolver projetos que contemplem o panejamento de uma cidade que conta com uma Universidade Federal e que vem crescendo, recebendo pessoas que chegam tanto para passar um período quanto para morar.
Sobre a saúde, diz que vai trabalhar melhorias contínuas, dentre elas a conquista de uma UPA e UTI móvel, pois em relação a UTI, acredita que embora já esteja encaminhada a abertura do atendimento no Hospital São José, acaba abrindo para uma demanda ampla da região, não significando que quando um laranjeirense precisar, terá vaga. “Até acredito que agora permaneça a UTI aqui, porque os equipamentos foram doados pelo governo do Estado à instituição, ou seja, se tiver que atender num modo diferenciado, pelo menos desta vez, o Estado não retira os equipamentos. O que nos causa dúvidas é o tamanho do dispêndio financeiro a ser suportado”, avalia.
Outro item que diz respeito à saúde, e que de acordo com o pré-candidato, ainda é precário no município, é o esgoto sanitário que mesmo no bairros novos, onde está passando o asfalto, não está tendo atenção adequada. “Quando o esgoto passa em frente da nossa casa, quem paga é o cidadão. Então por que a prefeitura não financiar, arcando com 100%, uma vez que o retorno do contribuinte permite pagar tal empréstimo, sem prejuízos para o município”, sugere o vereador, cogitando ainda que pretende alterar alguns detalhes do plano diretor do município que pode ser adequado para melhorar a praticidade e padronização dos serviços públicos.
O vereador comentou ainda que em reação à mobilidade urbana, o asfalto contribui para que novos investidores venham a se instalar. Mas que há muita reclamação da população sobre a qualidade das bocas de lobo e calçamento que estão sendo feitos. “O asfalto é bom. Mas se não receber manutenção constante, assim como sinalização e iluminação nas ruas, se torna um problema”, ressalta, acrescentando que é preciso sinalizar também as saídas para as localidades do interior.
O meio ambiente é outro segmento apontado por Alex como carente de atenção. “Tenho estudado sobre diversos aspectos que podem favorecer para a qualidade e preservação do meio ambiente, como energias renováveis, dando o devido destino aos resíduo recicláveis e hortas urbanas que além de produzir alimentos, podem deixar a cidade mais bonita”, comenta Alex, observando ainda que pretende aplicar uma legislação que já existe, que é a cobrança da taxa para limpeza pelo poder público e o IPTU progressivo nos casos de especulação imobiliária.
Já em relação à agricultura, de acordo com Aléx, se não houver uma pavimentação nas estradas para facilitar o escoamento, assim como facilitar o ir e vir das pessoas, favorecendo a permanência dos filhos de agricultor no campo, tende a enfraquecer. “É preciso que demos atenção especial para a agricultura. Sem isso, a gente vê os agricultores desanimando em manter as terras”, complementa.
Estrutura de campanha
Com a experiência de já ser vereador, tendo atuado no ramo de farmácia e do esporte, e com formação superior em Gestão Pública, Alex diz que se sente preparado para administrar o município, e que os dois partidos políticos, tanto o Republicanos – do qual é presidente e no qual se filiará em abril, quando abre a janela legal – como o Progressistas que o apoiará, já contam com chapa completa de vereadores e começam a receber formação para que todas as candidaturas sejam promissoras.
O pré-candidato informou ainda que tem nos deputados Alexandre Amaro (estadual) e
Aroldo Martins (federal), ambos de seu futuro partido, aliados que mediarão todo o suporte necessário, de modo que o apoio do empresariado, que vier a receber em Laranjeiras será por acreditar em suas propostas e não em troca de contrapartidas que possam vir a comprometer sua liberdade de gestão.