Alunos secundaristas ocupam Colégio Gildo Aluísio Schuck em Laranjeiras do Sul
Seguindo a pauta nacional de resistência contra os cortes prejudiciais a educação, anunciados pelo Governo e Ministério da Educação, alunos do Ensino Médio de Laranjeiras do Sul, ocuparam o Colégio Gildo Aluísio Schuck, no início da noite desta segunda-feira (10).
A PEC 241 prevê, dentre outros, cortes que atingem o sistema educacional e Medida Provisória (MP) da reforma do ensino médio retira conquistados pela educação pública com muita luta, a exemplo das disciplinas de Filosofia e Sociologia.
Ainda nesta segunda-feira, o Governo do Estado, havia entrado com pedido de reintegração de posse, e acordo com informações, a diretoria do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, já foi ao Colégio, registrar Boletim de Ocorrência.
Os alunos ocuparam, mas não impediram o acesso dos professores, que permaneceram nas imediações do colégio, acompanhando a mobilização.
A comunidade educacional, assim como pais e simpatizantes, está se organizada para apoiar os alunos, acompanhando e os ajudando a agirem dentro da legalidade, uma vez que é algo novo para eles. O resultado de mobilizações estudantis que vem ocorrendo em todo o Brasil, tem sido uma marcante conscientização e o surgimento de novas lideranças políticas e sociais.
INTIMIDAÇÃO
A ocupação do Colégio Gildo estava prevista para a última sexta-feira. Mas na tarde daquele dia, o Chefe do NRE, Professor Lídio, convocou os grêmios estudantis e depois de rasgar elogios ao governador, alertou os alunos para as “consequências” de uma ocupação. A reunião foi gravada e será entregue ao Ministério Público.