Após sair da prisão, com casa lotada, vereador Claudelei Lima (Cachorro) tem sua 1ª sessão
O vereador Claudelei Lima (Cachorro – PT), mais votado em Quedas do Iguaçu, tomou posse do cargo na prisão, em Cascavel em janeiro, e, em liberdade desde o dia 17 de maio, após seis meses preso, participou de sua primeira sessão, na Câmara do município, nesta segunda-feira (22), com a casa lotada de eleitores e apoiadores.
Durante seu discurso, agradeceu os apoios dos familiares, da população, dos vários advogados que atuaram em sua causa, entre eles seu irmão, o ex-vereador Claudemir Torrente de Lima, segundo ele, todos sem cobrar honorários, e dos correligionários políticos que não esconderam guarida e defesa de sua liberdade, tendo recebido a visitas de muitos companheiros de partido, inclusive da senadora Gleisi Hoffmann.
Cachorro foi preso com mais seis integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), acusados de crimes de diversas naturezas, dentre eles invasão de propriedade, nitidamente por ser uma das lideranças do movimento e ter se destacado politicamente. A prisão foi durante a Operação Castra, ação da Polícia Civil que ficou nacionalmente conhecida após violenta ação e invasão da Escola Nacional Florestan Fernandes.
Sob o aplausos dos presentes a sessão foi festiva pela presença do vereador mais votado da história do município, contagiando inclusive os demais vereadores, todos tendo manifestados “as mais sinceras” boas vindas ao colega, alguns tendo até proferido discurso emotivos, demonstrando que não há nenhum preconceito com o MST, que a casa sempre esteve de portas abertas e que sua volta é motivo de reflexão e alegria.
Criminalização dos movimentos sociais
O vereador que é assentado e comunicador era referenciado nas notícias durante sua prisão como se o próprio fato de pertencer ao PT e ser integrante do MST fosse um crime, sem mencionar que eram apenas suspeitos, o que não é atenuante, mas adequado. Um exemplo é o título da matéria do Jornalivre.com e TV Taarbá:
“Vereador do PT e membro do MST, Claudelei Lima é preso em Quedas do Iguaçu”.
” Operação Castra prende organização criminosa formada por integrantes do MST”.