Assentamento catarinense aposta na criação de suínos ao ar livre
FONTE: Imprensa Incra – SC
A técnica, implantada na década de 80, pela Embrapa – SC, é uma porta de entrada para a criação agroecológica, que valoriza o bem estar animal.
A criação de suínos ao ar livre é uma alternativa econômica que assentados catarinenses têm apostado para diversificar a produção nas suas propriedades familiares. Para incentivar esse tipo de produção, que favorece o bem estar do animal e possui mercado em expansão, a equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em Calmon, no Planalto Norte Catarinense, implantou uma unidade demonstrativa do Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre (Siscal) no assentamento Putinga.
“O Siscal é uma alternativa para quem vai ingressar na criação de suínos ou aumentar a sua produção e não dispõe de muitos recursos financeiros. No entanto, para que o sistema atenda aos seus objetivos, é preciso que o assentado respeite uma série de etapas e critérios que o fundamentam, enquanto sistema zootecnicamente eficiente, economicamente viável e ecologicamente adequado, por isso a necessidade da unidade demonstrativa”, explica a veterinária Neiva Carneiro.
A unidade implantada no município de Calmon, pela empresa de assistência técnica contratada pelo Incra, vai estimular o uso do sistema por outros agricultores assentados da região.
Sustentabilidade
A técnica, implantada na década de 80 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa) em Santa Catarina, é uma porta de entrada para a criação agroecológica, que valoriza o bem estar animal. Zeferino Moretti, agricultor assentado no lote onde a unidade foi instalada, já comemora: “É só ver como as porcas estão tranquilas”, revela. O sistema integra ainda a busca pela sustentabilidade do lote, viabilizando a associação da criação animal com o cultivo de vegetais, minimizando ou mesmo eliminando o uso de insumos químicos.