Associação Nova Alternativa inaugura Sala Agroecológica de Climatização de Frutas
Sala Agroecológica de Climatização de Frutas, com capacidade de maturação para 24.000 kg/mês.
A Associação Agroecológica Nova Alternativa, que reúne famílias do assentamento Chapadão em Laranjal/PR, deu um importante passo na produção de frutas agroecológicas com padrão e sazonalidade. Através de parceria com o CEAGRO, com o Núcleo Luta Camponesa da Rede Ecovida de Agroecologia e a Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS, a associação Nova Alternativa inaugurou a Sala Agroecológica de Climatização de Frutas, que possui capacidade de maturar até 24 mil quilos de frutas por mês.
O evento aconteceu no dia 20 de Agosto de 2016 no Assentamento Chapadão- Laranjal/PR e contou com representantes das entidades parceiras, do poder legislativo de Laranjal e moradores do Assentamento Chapadão. Durante o evento também foi realizada uma feira com produtos agroecológicos e da reforma agrária de produtores e cooperativas da região.
A climatização é um processo importante principalmente para a comercialização de bananas, pois possibilita a maturação homogenia e praticamente elimina as perdas, além de garantir mais tempo para o transporte e comercialização em centros mais distantes. A sala já está em operação e na semana passada uma primeira carga foi entregue no município de Pato Branco/PR para um hortifruti que atende à comunidade de haitianos estabelecidos ali. Os consumidores ficaram muito satisfeitos e novos pedidos serão entregues em breve.
Ceagro entrega caminhão para comercialização de produtos agroecológicos
Durante a inauguração da sala de climatização foi realizado ato simbólico de entrega de um caminhão adquirido pelo CEAGRO através do Projeto Redes ECOFORTE, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e BNDES. Esse veiculo será utilizado para a comercialização de produtos agroecológicos e irá contribuir para o fortalecimento da rede de intercooperação e comercialização da região.
Dados Técnicos
Sala Agroecológica de climatização de frutas, com capacidade de maturação para 24.000 kg/mês. Construída com paredes de isopainel, possui um motor de câmara fria que mantém a temperatura média no seu interior de 18 graus. Equipada com um gerador de gás etileno que induz a maturação das frutas.