“A mão de obra que temos na produção agroecológica é muito grande. Então, quando podemos contar com equipamentos, é um avanço nessa produção”, afirma o agricultor familiar Sadi Amorim.

Comunidade e poder público comemoram destinação de R$ 1.47 mi em equipamentos, pelo Gov. Federal.
Comunidade e poder público comemoram destinação de R$ 1.47 mi em equipamentos, pelo Gov. Federal.

A entrega de quatro carros, dois para a comunidade 8 de Junho, um para o Centro de Capacitação Ceagro e um carro, equipamentos e utensílios para um escritório completo para a comunidade Recanto da Natureza – ainda não reconhecida como Assentamento, mas que já produz alimentos agroecológicos certificados – foi na última quarta-feira (25), no Gabinete da prefeita Sirlene Svartz.

Tanto os representantes da prefeitura, como os técnicos do Ceagro e membros das comunidades e entidade beneficiadas, mencionaram durante o ato de entrega das chaves dos veículos e assinatura dos termos de parceria, sobre a importância dos equipamentos para alavancar ainda mais a produção de produtos agroecológicos que vem ganhando cada vez mais destaque, na região.

“Quando os técnicos do Cegro e da UFFS, acompanhados dos representantes das entidades, trouxeram a solicitação à prefeitura para que se fizesse a inscrição de um projeto com esse valor, ficamos em dúvidas de que prosperaria. Mas o inscrevemos e fomos fazendo os devidos ajustes que foram sendo solicitados pelo Governo Federal. Hoje temos a felicidade de entregar a eles uma aquisição de itens num valor nunca antes aprovado num único projeto”, comentou a secretária de Indústria e Comercio, Rosângela Ramos, que a época estava na secretaria de Agricultura.

Um dos veículos Doblo, recebidos pelo Assentamento 8 de Junho.
Um dos veículos Doblo, recebidos pelo Assentamento 8 de Junho.

“Não temos dúvidas sobre o tamanho da contribuição que a Agricultura Familiar trás para o nosso município. Esses movimentos que representados pelo Partido dos Trabalhadores, fazem a diferença, merecem nosso respeito e nossos parabéns por mais essa conquista que vai beneficiar não só a essas entidades, mas a população que tem a opção de adquirir produtos orgânicos e agroecológicos, em grande diversidade”, ressaltou a prefeita Sirlene Startz, ao receber o agradecimento do Vereador Laureci Leal, que em nome dos Movimentos internos do MST, destacou que: ” muito além do preconceito, é preciso que se olhe para o desenvolvimento que essas entidades proporcionam ao município”.

Para o produtor agroecológico do Assentamento 8 de Junho, Sadi Amorim, os equipamentos vão resultar no aumento da produção. “A mão de obra que temos na produção agroecológica é muito grande. Então, quando podemos contar com equipamentos, é um avanço nessa produção”, afirmou.

Carro Doblo recebido pela Comunidade Recanto da Natureza.
Carro Doblo recebido pela Comunidade Recanto da Natureza.

Já, Ângela Líbio da Paixão, do Recanto da Natureza agradeceu à atual gestão municipal, por segundo ela, estar dando atenção para a sua comunidade. “Em nome da comunidade, quero reconhecer que esta gestão não tem nos discriminado pela nossa ideologia política. Principalmente o carro, é uma demanda antiga do nosso grupo de produtores e fará muita diferença”, destacou.

 

O advogado do MST e diretor do Ceagro, Bernardino Camilo, fez referencia a um versículo bíblico de Davi, citado pelo cerimonial da prefeitura, comparando que a luta dos movimentos sociais do MST, se assemelham a história bíblica de Davi contra Golias, ou  da agroecologia e agronegócio. “Sendo a agroecologia o Davi e o agronegócio o Golias. O projeto é a pedra do Davi, ou seja, a nossa pedra para tascar no Golias/agronegócio”, brincou amilo.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.