Campus Laranjeiras do Sul estabelece parceria com Secretariais de Educação de municípios da região
Fonte: Ass. UFFS
Na última quarta-feira (7), na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul, estiveram reunidos Secretários de Educação e representantes das Secretarias Municipais de Educação dos municípios de Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Saudades do Iguaçu e Virmond. O encontro teve objetivo de promover o debate sobre a oferta de formação continuada para professores desses municípios.
A proposta é que seja firmada Cooperação Técnica entre a Universidade e os municípios para oferta de formações continuada para os professores da rede municipal de educação dos municípios envolvidos.
Conforme a Diretora do Campus Laranjeiras do Sul, em exercício, Katia Seganfredo, a iniciativa será coordenada pela Coordenação Acadêmica do Campus Laranjeiras do Sul em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFFS (PROEC) e Secretarias de Educação dos municípios. O objetivo é fortalecer as redes municipais de educação através da realização de seminários, estudos teóricos, palestras, oficinas, momentos de estudo, de formação e troca de experiências, diagnósticos das escolas e discussões envolvendo a teoria e a prática docente, motivando os docentes a refletir sobre suas práticas e abordar os problemas encontrados, identificando quais intervenções podem ser aplicadas.
Katia explica ainda que pretendemos implementar, de fato, uma formação continuada para que tenhamos resultados efetivos desse trabalho. A proposta é que a formação tenha carga horária de pelo menos 60 horas iniciando já no segundo semestre deste ano. Nosso objetivo é auxiliar os municípios e ofertar uma formação qualificada em um processo continuado.
Como encaminhamentos da reunião ficou definido que será promovido um seminário, no mês de setembro, envolvendo todos os professores desses cinco municípios e posteriormente será realizado um diagnóstico da situação escolar dos municípios. Conforme Katia a metodologia do trabalho ainda será definida, entretanto, sabemos que a formação envolverá em torno de 700 professores. A ideia é que tanto os professores municipais venham até a Universidade quanto os docentes da UFFS visitem as escolas, promovendo o intercâmbio.