COMEÇOU A FUNCIONAR O CENTRO MUNICIPAL DE TRIAGEM E COMERCIALIZAÇÃO DE RECICLÁVEIS DE LARANJEIRAS DOS SUL

“Ao fazer a separação correta dos resíduos orgânicos e recicláveis em sua casa,  você está ajudando o Meio Ambiente e as famílias associadas ao Centro Municipal de Triagem e Comercialização de Recicláveis de Laranjeiras do Sul, a terem uma vida melhor!”

Prefeito Berto Silva, fala aos recicladores e pede apoio dos laranjeirenses para que façam a separação dos resíduos e apoiem projeto de reciclagem.

Com 23 famílias de agentes recicladores cadastrados, deu início nesta quarta-feira (07), as atividades do Centro de Triagem e Comercialização de Recicláveis de Laranjeiras do Sul, uma obra esperada há muito tempo, principalmente pelos agentes recicladores que faziam parte de duas associações que agora, com o apoio da prefeitura,  se fundiram numa só, passando a utilizar um espaço com todos os equipamentos e gestão de infraestrutura e logística para que os materiais sejam comercializados diretamente, sendo que, tirando o atravessador, passarão a ter uma vantagem de entre 30 e 100% em alguns materiais que passarão a ser vendidos diretamente para as reciclagens.

Presidente da Associação Dois Irmãos, Elizete Ap. Valêncio.

O prefeito Berto Silva, disse que o município investiu mais de R$ 200 mil, só na reforma do espaço que está num terreno de aproximadamente 10 mil m², num local resgatado por meio de uma ação judicial, pois estava sendo utilizado por um terceiro, para fins comerciais. “Além disto, fizemos aquisição de equipamentos como prensa, balança, esteira e cestas, dentre outros, e cedemos um caminhão que ficará integralmente na coleta dos recicláveis”, destacou o prefeito. Ele acrescentou ainda que: “Este é um projeto que queremos tornar referência no Paraná. Por isso, além da infraestrutura, contratamos um gestor pela secretaria de Agricultura que será a gestora direta, e também temos o apoio das secretarias de assistência Social, Saúde e Transporte”, completou.

Berto adiantou ainda que está avaliando a divulgação de uma campanha para que os laranjeirenses se engajem no projeto que vai ajudar os recicladores e o meio ambiente, assim como a possibilidade do município distribuir recipientes adequados (sacos plásticos) para a coletas dos materiais recicláveis.

A presidente da atual associação que agora se chama Dois Irmãos, Elizete  Aparecida Valêncio, disse que a expectativa de que o projeto dê certo, é grande. “Esperamos que mais famílias se cadastrem e que possamos aproveitar este espaço e todas as instalações e ajuda que lutamos para conseguir”, destacou.

Associada Rosenilda das Neves.

Já, a associada Rosenilda das Neves, manifestou ao prefeito uma grande preocupação com o transporte dos colegas, que moram do outro lado da cidade, como nos bairros Gaúcho e Santo Antônio de Pádua. “Se não tiverem uma ajuda para o transporte, o gasto para vir e voltar com a lotação vai ficar muito alto, mesmo almocem aqui”, disse Rosenilda, que ouviu do prefeito a possibilidade de considerar o pedido que será levado por intermédio do gestor Diogo Costa e Silva e do Secretário de Agricultura, Gilmar Negretti.

O Centro Municipal de Triagem de Recicláveis fica na BR 277, em frente à Polícia Rodoviária, e de acordo com os gestores, não há objeção a quem desejar levar materiais diretamente, até lá, uma vez que a coleta de recicláveis ocorre na segunda e sexta-feira no Centro da cidade e num dos demais dias em cada bairro.

Veja mais imagens do centro Municipal de Triagem de Recicláveis de Laranjeiras do Sul:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.