Conferência Nacional Popular de Educação é realizada em Laranjeiras do Sul
Combater o intervencionismo do “Governo Golpista” contra as instituições democráticas como Fórum e Conselho Nacional, no intuito de estabelecer uma educação mercantilista no país, têm sido as palavras de ordem as etapas regionais da CONAPE, no Paraná.
Defesa e resistência foram as palavras de ordem na etapa regional da CONAPE – Conferência Nacional Popular de Educação, promovida e realizada no último sábado (09), em Laranjeiras do Sul, pela APP-Sindicato, em defesa da educação pública e construção de políticas públicas educacionais. Nessa etapa houve a participação da sociedade civil, sindicatos, associações, grupos sociais e demais interessados.
A etapa regional da CONAPE visa discutir as realidades e necessidades prioritárias a educação para fazer valer a implementação dos planos nacional, estaduais, distrital e municipais de educação e viabilizar a organização da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018).
A CONAPE 2018 reafirma coletivamente o papel da Conferência na construção da democracia participativa no âmbito da educação brasileira e da implementação do PNE, conforeme os seguintes tópicos.
I – O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.
II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.
III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social.
IV – Planos decenais, SNE e democratização da educação: acesso, permanência e gestão.
V – Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.
VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.
VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.
VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.