Conselho da Comunidade convida Conselho de Cultura a contribuir na criação de biblioteca para a 2ª SDP
“Por ressocialização entenda-se que, para se comportar como gente é preciso ser tratado como gente”
Em reunião do Conselho da Comunidade da região de Abrangência da 2ª SDP e PM, realizada na manhã desta terça-feira (25), em Laranjeiras do Sul, foram tratados assuntos diversos, com as presenças da presidente do Conselho, a advogada Iracema Carvalho, do promotor de Justiça, Rafael Muzy Bittencourt, o delegado chefe da 2ª SDP Helder Lauria, o segundo sargento Clariel da Polícia Militar e o agente do Departamento Penitenciário, Ariel José Oro.
Pela comunidade, participaram representantes da OAB, do Conselho Municipal de Cultura de Laranjeiras do Sul, da Associação Comercial de Industrial de Laranjeiras (Acils), das Prefeituras de Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras e Rio Bonito do Iguaçu, entre outros.
Os assuntos tratados foram prestação de contas, parcerias com prefeituras para cessão de estagiários e profissionais como assistente social e psicólogos, além de ampliação do atendimento em rede, nesses campos. Foi tratado ainda, sobre a possibilidade de atividades que favoreçam na ressocialização dos presos, dentre elas o acesso à leitura (ficando o compromisso de apoio do Conselho de Cultura), assim como oficinas de artesanatos que serão ofertadas principalmente às mulheres presas.
A participação e logística para membros do Conselho da Comunidade se fazerem presentes no encontro da Federação dos Conselhos da Comunidade do Estado do Paraná (FECCOMPAR), no próximo dia 5 de maio, na cidade de Irati, também foi encaminhada. O encontro trata de troca de experiências entre os Conselhos e remissão de tempo para presos em atividades desenvolvidas voltadas à ressocialização.
Iracema Carvalho destacou a necessidade de que os presos ganhem espaço no mercado de trabalho. “Se não encontram trabalho o que de fato promove a ressocialização, recaem no crime, conforme vemos o grande número de reincidências. Hoje eles estão lá. Mas amanhã eles saem e se não promovermos melhoras nesses cidadãos, teremos que conviver com eles com comportamentos piores”, ressalta a voluntária, ao destacar que o interesse em ressocializar presos, deve ser de toda a sociedade.
Biblioteca
Ficou acordado que com apoio do Conselho de Cultura, será promovida campanha para arrecadação de livros para criação de biblioteca que será colocada em uso conforme a regulamentação de remissão por meio da leitura, buscando parceria para apoio pedagógico do Ceebja, uma vez que o delegado sinalizou providenciar um espaço para organização dos livros que serão entregues semanalmente aos presos, acompanhados de ficha de orientação do aproveitamento para remissão de pena e resenha.
A próxima reunião do Conselho da Comunidade ficou agendada para o próximo dia 24 de maio.