Conselho Municipal de Cultura de Laranjeiras do Sul, agora é Lei

Com churrasquinho e música na garagem, membros do Conselho Municipal de Cultura de Laranjeiras do Sul, comemoram a colocação do tema na pauta de políticas públicas do Município.

ConfraO auge da comemoração pelos representantes do Conselho Municipal de Cultura de Laranjeiras do Sul (CMCLS), tornado lei em segunda votação, nesta segunda-feira (01), foi na última quarta-feira (27), quando recebeu a primeira votação, tendo aprovação unânime dos vereadores.

Durante a segunda votação, o projeto que contou com a presença de diversos representantes da cultura local, na primeira aprovação, obteve apenas reforçados elogios dos vereadores pelo “modus operandi” a que se propõe, com presidente e demais membros diretores eleitos por seus pares (eliminando indicação), sendo que o presidente não deverá ser representante do poder público, que já conta representação  de membros naturais dos órgãos relacionados ao setor .

13900983_1313273978690538_1148496302_nO grupo de pessoas que planejou e apresentou ao poder público municipal a criação do CMCLS, obtendo o apoio e encaminhamento do projeto de lei, já realiza trabalhos culturais marcantes na cidade, a exemplo da criação do TULS, Teatro Unificado de Laranjeiras do Sul, com duas turmas (adultos e adolescentes), ofertando gratuitamente formação para atores e atrizes, por meio de Extensão com as universidades: Federal do Paraná, por meio de sua Cia de Teatro Palavração, dando formação prática e Universidade Federal da Fronteira Sul, dando formação teórica. Além disso, há uma frente de trabalho de ocupação de espaços urbanos na cidade, vestindo árvores com arte no inverno, realizando sarau cultural em praça pública (com apresentação de peça teatral e demais expressões artísticas e folclóricas), e grafitando muros com arte.

13866981_1313273955357207_1814918593_n“A criação do Conselho Municipal de Cultura significa um primeiro instrumento com uma finalidade cultural no município. E pelo número de representações que é composto, cerca de 17 conselheiros das diversas expressões culturais, há muitos talentos querendo produzir cultura, e não apenas consumi-la”, ressaltam os membros provisórios, enfatizando que além de fomentar a cultura por meio da inscrição de projetos junto às fontes de recursos disponíveis tanto na iniciativa pública como privada, também estarão observando e questionando a qualidade da oferta cultural que o poder público destina à população.

Eles explicam que o que existe no município é um departamento interno da Secretaria de Educação, cuja finalidade é acompanhar as iniciativas culturais das escolas, e que nunca foi criado um departamento cultural que pense, organize e valorize a cultura local, a exemplo do que existe em outros municípios, mesmo sem a importância histórica de Laranjeiras do Sul, que já foi Capital do Território do Iguaçu e conta hoje com cinco universidades/faculdades.

13883907_645120218975257_688071488_n“A cultura tem intrinsecamente o papel de debater, questionar e promover as políticas públicas culturais e sociais. Se não manifestar esse interesse, não há razão de existir”, concluem.

O estatuto do referido conselho e a Lei aprovada, prevêm que o município destine recursos no orçamento para sua manutenção e custeiro básicos, bem como para que haja representação do mesmo em congressos e eventos de relevância regional, estadual ou nacional, assim como é assegurado aos demais conselhos já existentes, de outros segmentos.

Próximos passos

Agora o órgão que já elaborou o estatuto que embasou a Lei e tem uma pauta clara de atuação,  realizará eleição da primeira diretoria, no próximo dia 09 de agosto, em sua sede estabelecida, que será o Cine Teatro Iguaçu.

Os membros do CMCLS adiantam que já estão conversando sobre a indicação de nomes para uma chapa. Mas que esta passará pela aprovação de todos os envolvidos e que será um processo democrático de eleição, em que se houver mais membros interessados, podem-se apresentar com mais de uma chapa.

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.