Conselho Municipal de Cultura de Laranjeiras do Sul realiza primeira reunião presencial, após a pandemia
Setor Cultural de Laranjeiras do Sul segue no aguardo de indicação e nomeação de direção cultural, pelo prefeito Berto Silva.
Com itens de ordem burocrática na pauta, dentre eles a realização da Conferência Municipal de Cultura e substituição do ex-presidente Abner Pereira, pela vice-presidente Joice Fabrício, realizou-se, na manhã desta quarta-feira (11), nas novas dependências da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, uma reunião ampla, entre os conselheiros e a secretária da referida pasta, Maria Luiza Simões Nunes.
Os conselheiros esperavam que a secretária Maria Luiza, anunciasse a nomeação da direção de cultura, cargo que ainda não foi ocupado na atual gestão. Mas, de acordo com a secretária, o prefeito Berto Silva já convidou dois nomes, que declinaram em exercer a função, e por isso, a gestão segue na intenção de indicar um comando para o segmento. “Ainda não foi possível a ocupação desse cargo. Mas em parceria com pessoas do Conselho de Cultura, como a própria Joice que tem ajudado muito, vamos desenvolvendo as ações. A pandemia tem dificultado muito.”, disse a secretária, demonstrando interesse pela realização da Conferencia Municipal de Cultura e criação do Fundo Municipal de Cultura, tendo anunciado ainda, que está sendo instalada a Biblioteca Pública Municipal, no andar térreo das novas instalações da secretaria, no espaço da antiga sede da prefeitura.
Joice Fabrício, que assume o período restante da atual gestão do Conselho Municipal de Cultura, destacou a importância da instituição, criada em 2015, que inclusive, deu importante contribuição para que o poder público executasse a distribuição do recurso emergencial da Lei Aldir Blanc, já que foi o único município da Região Cantuquiriguaçu, que pleiteou e recebeu a cota do Estado, de acordo com Joice. “Me enquadro mais como consumidora do que produtora de Cultura. E por isso, tenho todo o interesse em ver a cultura acontecendo em nossa cidade. Conto com os demais membros da diretoria e os conselheiros, assim como com a secretaria de Educação, Cultura e Turismo, para que a muitas mãos, possamos construir o regimento para a criação do fundo e conferência”.
Como primeiro secretário do Conselho de Cultura, indicado pela gestão como diretor de cultural, conforme o decreto número 055/2020, O Maestro João Mathias explicou exerce apenas a função de diretor da Banda Municipal e falou sobre como transcorreu a aplicação da Lei Aldir Blanc, no município e sobre a pouca adesão dos artistas aos editais. “Penso que seja importante que os artistas participem de cursos de formação sobre a proposição de editais, pois há muita dificuldade por parte deles, na hora de apresentar um projeto para se beneficiar dos editais”, ressaltou.
Representante da Educação Superior pública, pela UFFS, o conselheiro Cristian Spazini, informou que a UFFS está com inscrições abertas para ofertar um curso voltado ao preparo psicológico dos artistas, e que tem outros cursos já aprovados que serão ofertados ao setor.
Os representantes do Conselho de Cultura e poder público, programaram agenda de trabalho para dar início à construção das políticas públicas, das quais o município carece, para o próximo dia 28.
Por fim, o diretor João Mathias leu a carta de renúncia do ex-presidente Abner Pereira, na qual justificou seu afastamento por motivo pessoal.