Cooperativismo organizado e sustentável para além das fronteiras
Laranjeiras do Sul é beneficiada através do Ceagro – Centro de Educação e Capacitação em Agroecologia e Meio Ambiente, onde a Fundação Mundukide do País Basco (Espanha/França), há oito anos troca experiências profissionais e culturais no campo da sustentabilidade ecológica, econômica e social.
No Brasil, Paraná – Laranjeiras do Sul, e Sergipe contam com apoio Fundação Mundukide, com projetos que impulsionam empresas com viés sociail, dando assistência à cooperativas, assistência agrícola, de formação e ações de gênero, com foco nas iniciativas agroecológicas.
A Mundukide é uma fundação criada a partir do complexo cooperativo basco, Mondragon, que agrega outras 133 instituições do ramo, somando 74 mil associados daquele país. São cooperativas de crédito, industriais e de distribuição, com foco na descentralização do desenvolvimento social em todos os seus aspectos.
À frente da parceria e dos projetos no Paraná, a coordenadora Batriz Díez Lópes, explica que as ações são desenvolvidas com investimentos público do país Basco e também do conjunto Mondragon de cooperativas, que incentivam o desenvolvimento agroecológico e sustentável, dentro e fora do país. Ela diz que a partir do trabalho que já foi realizado, promovendo ascensão a nível pessoal e profissional para todos os envolvidos, agora está mais fácil. “Para essa equipe que faço parte hoje, está bem mais fácil do que para a primeira que veio para cá. Embora tenhamos trabalho contínuo, dando consultoria à Cooperjunho, que ainda atendemos bastante, Escola de mulheres e programa de formação dentro dos acampamentos”, conta Beatriz. Ela diz que além de trazerem conhecimentos, também levam muitas experiências pessoais da cultura brasileira, a exemplo da celebração de datas históricas, aproveitando para reforçar ações políticas e valores locais, o que em seu país, já não se comemora.
Em sua página no Facebook, a Fundação Mundukide descreve: “O objetivo do nosso programa no Brasil é promover o desenvolvimento socioeconómico das famílias pertencentes ao movimento dos trabalhadores sem terra (MST). Este coletivo iniciou a sua luta pela terra, reforma agrária e as mudanças sociais, há 33 anos em Paraná.”
A abrangência da Mundukide, além do Brasil, onde atua em dois projetos, também está em Moçambique, onde fomenta quatro projetos, e Cuba, onde um projeto é assistido pela instituição.
Resultados práticos em Laranjeiras do Sul
Consultoria para a estruturação, organização e gestão da Crehnor – Sistema de Cooperativa de Crédito Rural, Cooperjunho, no Assentamento 8 de Junho e Ceagro (atuando em plano de gestão e suporte técnico a este); acompanhamento de linhas de trabalho formativo para populações camponesas, com enfoque em gênero, agroecologia; acompanhamento e assistência técnica nos empreendimentos sociais.