Corpo de Bombeiro Civil de Laranjeiras do Sul passa a ser Pelotão de Bombeiro Militar
A mudança elimina a atuação de um grupo de sete bombeiros civis, que foram cedidos pelo quadro efetivo da prefeitura, e agora retomam suas atividades nas respectivas funções de origem.
A solenidade de transformação do Corpo de Bombeiros Civis de Laranjeiras do Sul, para uma seção, ou pelotão de Bombeiros Militares, subordinada à Companhia de Bombeiros de Guarapuava, aconteceu na manhã desta terça-feira (02), na sede local da corporação.
O Major Arlisson Sanchez da Companhia de Guarapuava, elogiou o encaminhamento, segundo ele de forma franca e ágil da prefeitura, na mediação do processo.
O prefeito Berto Silva destacou que a criação do Corpo de Bombeiros foi da forma possível à época, em sua gestão anterior, pois a mudança de patamar já era previsível. Ele destacou a importância da economia que a mudança significa para o município, uma vez que são sete funcionários que voltam a servir o quadro. Mas disse que vai estudar a possibilidade desses agentes poderem passar os conhecimentos adquiridos em benefício do projeto de formação de brigadistas, que a secretária de Educação, Eliza, está viabilizando junto ao Estado, para as escolas municipais. “Veremos a possibilidade de incorporarmos esses agentes nesse projeto de formação de brigadista. Precisamos fazer uma análise jurídica para ver se isso não incorre em desvio de função. Mas seria oportuno, uma vez que estamos com muita vontade de implementar esse sistema de segurança preventiva no município”, destacou o prefeito, assegurando que de qualquer modo, todos os agentes serão reacolhidos pelo município sem prejuízo de seus cargos efetivos.
Como era até agora:
O atendimento era misto e o quadro composto por sete bombeiros militares e sete agentes de bombeiros civis, que foram indicados conforme perfil exigido e cedidos pela prefeitura para que após capacitados, auxiliassem os bombeiros militares.
Como fica a partir de agora:
Os agentes civis são reintegrados ao quadro da prefeitura, que deixa de custeá-los a serviço de um departamento do Estado, e o quadro de bombeiros militares foi acrescido de mais quatro integrantes e um estagiário, que aturá nas questões administrativas.
Além da alteração no quadro, de acordo com o Tenente Edimar, que fica responsável pelo que se convencionou chamar de pelotão de Bombeiros, a infraestrutura da corporação local recebe algumas melhorias. “O novo caminhão para combate a incêndios foi destinado recentemente para cá, já dentro dessa perspectiva de mudança e temos mais um caminhão para receber. O município também vai ceder o terreno nos fundos da biblioteca para que possamos ampliar o espaço”, disse Edimar.
O telefone do Coprpo de Bombeiro de Laranjeiras do Sul é: (42) 3635-6788