Deputados federal e estadual mais votados em Laranjeiras, Gleisi Hoffemann e Prof. Lemos querem agradecer votação com gestos concretos
O pedido de um carro auto-bomba tanque para o Corpo de Bombeiros e recursos para viabilizar a canalização do Rio Arroio dos Padres, para evitar os alagamentos que ocorrem em alguns pontos da cidade, foi a sugestão da direção municipal do PT de Laranjeiras do Sul, como gesto concreto de agradecimento aos votos obtidos pelos dois deputados Estaduais e Federal mais votados em toda a região.
Durante encontro com a militância petista, realizado na Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul, nesta sexta-feira (13), os deputados federal e estadual, Gleisi Hoffmann e Professor Lemos, ambos do PT – Partido dos Trabalhadores, debateram a atual conjuntura política local, estadual e nacional, e acolheram encaminhamentos levados pelas direções do partido, tanto de Laranjeiras do Sul como de municípios vizinhos como forma de simbolizar o agradecimento imediato dos votos. A deputada Gleisi que é a presidenta nacional do PT, também tratou sobre as questões da organização partidária na região.
Para Laranjeiras do Sul, a direção, cujo presidente recém eleito é Joaquim Souza Neto, expôs a importância de que como gesto concreto pela expressiva votação que os dois parlamentares obtiveram, sejam encaminhados recursos para a aquisição de um carro auto-bomba tanque para o Corpo de Bombeiros, assim como para a canalização do Rio Arroio dos Padres, que corta a cidade e causa alagamentos, por ainda não contar com canalização adequada.
Os pedidos foram acolhidos pela deputada federal Gleisi Hoffmann, que pediu que os mesmos sejam feitos formalmente, em parceria com a prefeitura para providências.
Conjuntura – Sobre a conjuntura local, foram destacadas a importância de iniciativas que valorizem as instituições que marcam o que foi a atuação do PT, na região, como assentamentos da Reforma Agrária conquistados pelo MST – Movimento Sem Terra, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, organizações sindicais e de mulheres, dentre outros importantes movimentos sociais.
As expectativas em relação as eleições municipais de 2020, de acordo com os dois deputados e lideranças locais, são positivas, sobretudo pela depuração que vem acontecendo sobre o que foi o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, em 2016, e que culmina com a manutenção da prisão do Ex-presidente Lula.
Já em relação à conjuntura nacional, os deputados ressaltaram o peso da votação que o PT fez nas últimas eleições presidenciais, sobretudo em Laranjeiras do Sul e região, onde Haddad foi eleito presidente já no primeiro turno. “Quero destacar que nos orgulha muito a dobradinha que fiz com o Prof. Lemos, nesta região. Não só pela expressiva votação que fizemos, mas também pelo fato de Fernando Haddad ter sido o presidente eleito por aqui”, lembrou a deputada Gleisi. Ela ressaltou ainda o fato de Hadad ter conquistado 44,87% dos votos dos brasileiros, que “isto não é pouca coisa” e que após todas as evidências do golpe que inclusive impediu a candidatura de Lula, está vindo a tona em tudo o que acontece no atual governo. De acordo com os parlamentares e complementos das lideranças locais, a reflexão está sendo feita pela sociedade que se decepciona com Bolsonaro a cada ação sua.
“O PT está organizado. Realizou recentemente o PED – Processo de Eleição direta, em 4.700 dos 5.570 municípios brasileiros. Isto quer dizer que este partido que vai completar 40 anos, que já esteve na presidência da república, tendo feito o que fez pela melhoria de vida das pessoas, e isto pode ser traduzido no que foi o programa de habitação popular, acesso a educação, valorização da Agricultura familiar, medicamentos e serviços de saúde como o SAMU. Estamos enfrentando perseguições justamente pelo potencial real que o PT tem de disputar o poder”, complementou a deputada federal Geleisi Hoffmann, que é presidente nacional do PT, orientando os filiados a irem com muita disposição e segurança para a disputa eleitoral em 2020, pois de acordo com ela, a cada dia o PT se prova que é um patrimônio do povo, defendendo direitos e enfrentando o massacre que está sendo feito pelo governo de Bolsonaro.
O deputado Prof. Lemos, acrescentou que estão tentando sensibilizar o governador Ratinho para conter os despejos das famílias acampadas em alguns acampamentos do Paraná, que aguardam decisão do Incra, órgão que que tem deixado de operacionalizar as ações de Reforma Agrária. “Sabemos que mesmo o governador Rainho tendo apoiado o a eleição do Bolsonaro, hoje ele também já percebeu que foi um equívoco. Então, pedimos que contenha o emprego das forças policiais sobre as famílias que estão legitimamente lutando pela Terra”, completou Lemos.