Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher – Palestra com a Juíza da Comarca


De acordo com a Juíza Samantha Barzotto Dalmina, assim como da presidente do Conselho da Mulhere em Laranjeiras do Sul, Terezinha Penafiel, durante evento de conscientização, realizado nesta segunda-feira, alusivo ao Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, os número de denúncias são crescentes.
” A Lei Maria da Penha, é a garantia de que as mulheres podem contar co proteção da justiça. Não há mais porque protelar um situação de risco, quando um relacionamento não vai bem, coisa que inclusive afeta o desenvolvimento dos filhos quando a violência, pautada numa relação de desavenças, é mantida.
De acordo com Terezinha Penafiel, a cada evento que se realiza sobre o tema, o número de denúncias cresce. “Agora mesmo, enquanto a juíza fala, duas mulheres já me procuraram aqui dentro deste espaço, para que as oriente e ajude a buscar justiça”, Compartilhou ela, no sentido de enfatizar a importância do trabalho que vem sendo feito no município, em parceria com as Polícia Militar e Civil, bem como dos agentes municipais de saúde.
A Juíza destacou que sua atuação é prioritária, nos casos de medida protetiva, quando a mulher em situação de vulnerabilidade, precisa ser afastada do agressor, preferencialmente, determinando que ele sai do lar, e que não se aproxime dela, sob pena de punição mais severa.

A prefeita Sirlene Svartz, assim como o delegado da Polícia Civil, Helder Lauria, o comandante da Polícia Miliar, Capitão Busnello, participaram do evento, além de representantes dos diversos agentes da rede de proteção, do município.
Recentemente, o projeto Viver Mulher, que vem sendo aplicado em parceria com o município, cuja protagonista é representante da PM, soldado Vivian Oro, foi selecionado recebeu um convite para ser apresentado numa mostra de projetos exemplares no Japão. Essa apresentação, de acordo com o Capitão Busnello, que representará a PM do Estado, naquele país, será na próxima semana.