Elas estão aproveitando o período da pandemia para promover a cultura do Haiti por meio da gastronomia

A motivação das estudantes, para manter uma barraca na feira, é compartilhar a cultura haitiana com os habitantes de Laranjeiras do Sul.

Wideline Laustin e Idege Aimable, durante comercialização de produtos da cultura do Haiti, na feira do produtor, el Laranjeiras do Sul.

 

As estudantes da UFFS, do Mestrado em Agroecologia, ambas de Porto Príncipe, no Haiti, resolveram procurar a prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul para adequação do projeto de produzir doce  de tomate, doce de maga com abacate, pasta de amendoim e tempero composto, que agora são comercializados por elas na Feira do Produtor, na Praça central de Laranjeiras do Sul, às quintas e segundas-feira.

De acordo com as estudantes, os itens da cultura culinária do país delas e dos outros oito haitianos que já estão há cinco anos no Brasil, atualmente todos estudando na UFFS, são uma forma de compartilharem a cultura e também de desenvolverem uma atividade que proporciona uma relação interativa com as pessoas de Laranjeiras.

“Somos em 10 haitianos aqui, estudando na UFFS. Então, como estamos na pandemia e as pessoas nos perguntam na rua como é nossa comida, resolvemos compartilhar com elas, a nossa cultura”, disse Wideline, destacando que os produtos são naturais, sem conservantes e que os temperos podem ser usados em qualquer tipo de comida, como feijão, arroz e carne.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.