Eleitos os novos conselheiros universitários da UFFS Laranjeiras do Sul, para o biênio 2015-2016
O Consuni é o órgão máximo da universidade, com função normativa, deliberativa e recursal. Dele dependem todas as importantes decisões da instituição, desde a demissão e progressão de professores, até benefícios para os alunos, a exemplo de demanda por novos cursos.
Após todo o tramite do processo eletivo que se encerrou nesta quinta-feira (13), com a eleição e apuração de votos, foram escolhidos pela comunidade acadêmica da UFFS Laranjeiras do Sul, Os representantes eleitos pelos respectivos representados, a frente do conselho Universitário (Consuni), importante instrumento de gestão da universidade.
De acordo com um dos membros da comissão eleitoral do Consuni, professor e coordenador adjunto do curso de Agronomia, Rubens Fey, o Consuni é o órgão que atua paralelo à reitoria. “A eleição é por segmento. Ou seja, professores, técnicos e alunos, votam em seus respectivos representantes. Para o corpo docente são eleitos 4 chapas de conselheiros e para os demais uma chapa cada”, explica o professor.
Para representar os docentes foram inscritas sete chapas, para os técnicos, duas candidaturas e dos alunos houve apenas uma chapa inscrita e validada pelos mesmos.
Os titulares e suplentes eleitos para o quadro docente foram: Josuel Alfredo Vilela Pinto, suplente – Rafael Stefenon; Manuela Franco de carvalho da Silva Pereira, suplente – Paola Beatriz Sanches; Anderson Luiz de Oliveira , suplente – Sílvia Romão e Julian Perez Cassarino, suplente – Marciane Maria Mendes
Para o segmento técnico foram eleitos: Wilian Przybysz, suplente – Everton Vieira Martins e para o segmento dos alunos, Marcos Antonio Costa de Souza, suplente – Maico Antonio Velani da Silva.
Além dos representantes eleitos por segmentos, o Consuni é composto ainda por três representantes da comunidade externa, cujo processo de escolha é de competência do Conselho Universitário estratégico.
Os novos conselheiros tomam posse em data que será definida após a homologação das chapas eleitas. Como já houve prorrogação do mandato dos atuais membros, que encerrava em julho, pelo prazo de um mês, a posse deve ocorrer ainda em agosto.