Entrega de armas à 2ª CIA da PM de Laranjeiras potencializa poder de enfrentamento ao crime
Durante a entrega de armas, prefeito Berto Silva reforça que a Cia independente da PM, será em Laranjeiras do Sul, sem nenhuma possibilidade de mudança para outro município.
Nesta segunda-feira(06), foi realizada a cerimônia de entrega de armas à Polícia Militar (PM), na ACILS, pelo Comando do 16º Batalhão de Guarapuava. A aquisição das armas, cinco fuzis e uma submetralhadora distribuídos às PMs de Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Cantagalo e Rio Bonito do Iguaçu, foi com mais de 50% do recurso, angariado pelos Consegs – Conselhos Comunitários de Segurança, advindo de empresas e de pessoas físicas. Laranjeiras que é sede da Cia da PM, fica com dois dos cinco fuzis e a metralhadora.
De acordo com o presidente do Conseg de Laranjeiras do Sul, Ariel José Oro, a aquisição foi feita para reforçar o acervo de armas da segurança pública, com o objetivo de fazer o combate ostensivo à criminalidade e a violência nos municípios de atuação da 2ª Cia da Polícia Militar. “Além dessas armas que estão sendo entregues hoje, já foi autorizada a compra de mais dois fuzis e seis escopetas, sendo que estas serão 3 para 2ª Subdivisão da Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e 3 para a PM”, disse Oro.
As armas
Os fuzis adquiridos são da marca Imbel 556, modelo IA2, capacidade de 30 tiros, com cadência de 900 tiros por minuto e alcance de uso de 600 metros. De acordo com a PM, os mesmos utilizados pelo Exército Brasileiro. A submetralhadora é 9 mm, com três carregadores de 30 tiros cada.
Cia Independente será em Laranjeiras do Sul
Acompanhando a solenidade, o Tenente Erich do 16º Batalhão de Guarapuava falou sobre a autonomia que a região terá, quando Laranjeiras do Sul, for elevada como sede da Cia Independente da PM. “Hoje, Laranjeira é subordinada à Guarapuava, que é subordinada a divisão de Ponta Grossa. Ou seja, sendo Cia independente, ficaria ligada diretamente à Cascavel, que é aqui ao lado, muito mais favorável para a tomada de decisões, podendo gerenciar recursos de pessoal e serviços.
O Capitão Eraldo Correia de Lima, da 2ª CIA de Laranjeiras do Sul, ao destacar a importância da aquisição das armas, agradeceu e ressaltou que o prefeito Berto Silva vem realizando um trabalho de apoio ao trabalho das polícias e também, segundo ele, por estar sendo incansável pela elevação da CIA para Independente. Ele foi confirmado por Berto que disse estar esperançoso de que o Governador Beto Richa venha à Expoagro, no próximo final de semana e anuncie pessoalmente a previsão do inicio dos trabalhos para a independência da CIA da PM. De acordo com Silva, o chefe da casa Civil, Valdir Rossoni já confirmou presença e caso o governador não possa vir, ele mesmo fará esse anúncio. “Acho justo que os demais municípios pleiteiem ser sedes de instituições importantes para toda a região e há situações que até defendo, como é o caso da sede do Incra, que também pedi para Laranjeiras, Mas sei que Rio Bonito está pedindo para lá, e penso que faz todo o sentido, em função das questões agrárias estarem concentradas ali. Agora, a sede CIA Independente da PM, seguramente o município que tem infraestrutura para aportar é Laranjeiras. Sem falar de não haver “por quê” reiniciar todo um trabalho, que já está bem articulado politicamente”, argumentou o prefeito.