Escritora destina livros sobre meio ambiente para Col. de Laranjeiras do Sul

Temas atuais como sustentabilidade, necessidade de evitar desperdício e aproveitar melhor aquilo que se compra fazem parte da história do livro A Manta Frederica no Reino do Mundo.

Durante ação especial pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada no Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho, em Laranjeiras do Sul, nesta segunda-feira (05), foram entregues 106 unidades do livro infantojuvenil “A Manta Frederica no Reino do Mundo” da escritora June Meireles para alunos do 6º ano, que estão na faixa etária entre 9 e 11 anos, publico alvo do projeto do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, – Profice – da Secretaria de Estado da Cultura, que tem patrocínio da Copel.

O diretor Antonio Celso da Costa, a Pedagoga Elizete Toledo e a Professora de Língua Portuguesa Marisa Lopes, informaram aos alunos a importância da reflexão sobre o tema e como será trabalhado com o livro na escola. “Durante o mês de junho, a professora Marisa vai trabalhar a interpretação desse livro com vocês, que tem a finalidade de nos fazer compreender a relação que temos com o Meio Ambiente e o que podemos fazer para melhorar”, Explicou Elizete.
O aluno Wesley de Oliveira Krutshok, 11, 6º B, disse que gostou a iniciativa do Colégio, pois a Natureza precisa de ajuda. “A natureza em geral, e principalmente os rios estão sendo muito poluídos. Ainda se faz queimadas e os animais cada vez mais, em extinção. Podemos plantar árvores e evitar a produção excessiva de lixo, para ajudar”, sugere o aluno, um dos beneficiados com o livro sobre o tema.

Após a entrega dos livros, alunos do curso de Agronomia (com ênfase em Agroecologia) da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, realizaram uma palestra sobre as práticas Agroecológicas como forma de solucionar a degradação do Meio Ambiente. Eles falaram sobre as consequências do uso de agrotóxicos, como contaminação dos alimentos, poluição da água, erosão e perda de nutrientes do solo e extinção das espécies, fazendo com que o modelo atual predominante, seja insustentável.

O Livro

A autora, que tem uma carreira no jornalismo e produções culturais em curtas metragens e documentários, conta que ficou motivada a escrever para crianças e adolescentes, mas não queria reproduzir o que já existe na literatura destinada a esta faixa etária. “As crianças e pré-adolescentes são muito rápidos em absorver informações novas. Por que não aproveitar isso para despertar neles uma consciência de responsabilidade com o meio ambiente, com a solidariedade e a empatia? Talvez já seja hora de parar de falar de castelos, príncipes e princesas. O reino agora é deste mundo que conhecemos”, sugere June, que não abre mão da linguagem lúdica e simbólica, que estimula a imaginação dos leitores mirins.

Dando vida a objetos que são descartados precocemente, a narrativa usa metáforas para chegar ao ponto que a autora considera importante fixar nos seus leitores. “Os objetos tem vida, sofrem quando são descartados, sentem medo e emoções” – define. “Com isso a criança acompanha, do ponto de vista deles – dos objetos – como é ser dispensado precocemente quando ainda se tem uma vida útil pela frente. É uma espécie de fábula para a sustentabilidade” – revela June Meireles.

O Livro foi destinado ao referido Colégio por indicação de uma voluntária que conhece a autora, uma vez que o projeto prevê a distribuição de 500 exemplares do livro para escolas da rede estadual de ensino em todas as regiões do Paraná. O pleito partindo da direção do Colégio, foi levado à SEED pela autora e autorizado. A autora June Meireles recomenda atividades nas aulas de educação ambiental. Além disso, é possível  ações práticas, de leitura coletiva do livro, por meio de  contação de história e ate mesmo por meio de interpretação teatral.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.