Hora do mate: Uma iniciativa cultural em praça pública, visando promover o encontro
O evento proporciona a interatividade entre as pessoas que já se conhecem, e a inter-relação entre aqueles que hoje habitam Laranjeiras do Sul com os moradores locais.
Embora em tempos de redes sociais, quando poucas conversas acontecem por meio de encontros, o jovem universitário Lucas Ferreira teve a ideia de promover a Hora do Mate, na Praça José Nogueira do Amaral, iniciada neste domingo (30), proporcionando a participação de todos os interessados em conversar de perto, enquanto tomam um chimarrão e ate degustam algumas iguarias como pinhão, pipoca e bolos.
O evento está programado para acontecer sempre no último domingo de cada mês, das 15h às 18h, e os interessados ficam livres para levar ou não seu próprio chimarrão, sendo que mesmo que não leve, pode entrar na roda para a vez de uma das cuias que passam de mão em mão.
O acadêmico de Agronomia da UFFS e idealizador do evento, Lucas Ferreira, explica que a ideia é promover o encontro das pessoas em torno de um dos elementos culturais mais presentes nas casas das famílias e também dos jovens estudantes que por motivos estudantis, hoje habitam Laranjeiras do Sul, para que interajam com grupos afins e conheçam novas pessoas, facilitando a integração com os aspectos sociais e cultural da cidade.
Os professores universitários, Deise Bourschidt, Vinicius G. Deon e Vânia Pinto, disseram que não querem perder de participar, pois acharam a ideia muito interessante. “Quero marcar na agenda para não perder”, disse Vânia. “É muito bom passar um tempo aqui e encontrar as pessoas para uma boa conversa”, disse Deise.
De acordo com o organizador, o primeiro encontro foi satisfatório, embora tenha divulgado num primeiro momento, apenas para seus amigos. “Neste primeiro encontro, ainda não colocamos em prática tudo o que queremos. A música ao vivo é um elemento que temos planos de ter sempre, deixando o espaço livre para quem quiser se apresentar”, completa Lucas.
A Erva Mate Laranjeira patrocinou a erva e o bolo de erva mate, que é uma novidade no aproveitamento do produto. Mas Lucas planeja envolver diversas empresas que queiram patrocinar brindes para sorteio, o que também resulta em marketing alternativo e espontâneo para um publico que deve marcar presença cada vez em maior número, na medida que a iniciativa for tendo maior visibilidade.
Para participar é só chegar e quem desejar levar mais algum quitute para o piquenique, pode ficar a vontade.