Jovens que ainda têm 15, mas que completam 16 anos até 4 de outubro, poderão votar nas próximas eleições
O prazo para fazer ou transferir o título de eleitor está aberto e se encerra em 6 de maio.
Aqueles eleitores que vão completar 16 anos até o dia das próximas eleições, que será em 4 de outubro deste ano de 2020, poderão votar. Desde que compareçam ao Fórum eleitoral com identidade (RG original) e comprovante de endereço em nome dos pais, até o dia 6 de maio, para fazer o título.
Como comprovante de endereço, de acordo com o chefe do Fórum Eleitoral de Laranjeiras do Sul, Francisco Sobieray, são aceitos: conta de água, luz, documento de carro registrado no Detran em nome dos pais, conta de telefone ou internet, dede que enviada pela prestadora dos serviços, bloco de produtor rural, declaração de matricula em instituição local, assinada pela instituição e até carteira de trabalho com registro em empresa do município.
O prazo para emissão ou transferência transferência de título eleitoral é válido para eleitores de todas as idades, assim como os documentos aceitos como comprovante de endereço. Já os eleitores acima de 18 anos, do sexo masculino, devem apresentar ainda, o certificado de alistamento militar.
Outra observação de Francisco é de que estão abertas as janelas partidárias para os políticos que desejam mudar de partido, até 3 de abril. Já, aqueles que querem ser candidatos nas eleições de 2020, precisam ter domicílio eleitoral e filiação partidária, por no mínimo 6 meses, e estar em dia com a justiça eleitoral (não pode ter multa por ter faltado com o voto, por exemplo). Caso haja alguma pendência, deve procurar o Fórum eleitoral para resolver.