Lendas da Primavera
Luciana do Rocio Mallon escreve sua coluna semanal para Comcafé, vive em Curitiba, é formada em Letras pela UFPR , Magistério pelo Colégio São José, Hospitalidade pelo CEP , faz repentes e pesquisa lendas desde os 6 anos de idade. Lançou o livro Lendas Curitibanas em 2013 e também participou das antologias: Concurso Literário Expert, Concurso SESC de Contos de Literatura Infantil, Poetas de Curitiba, As Herdeiras de Lilith, Ossos do Ofício, Túnel do Tempo – Crônicas Curitibanas, Conexão II e Conexão III. Realiza “performances” voluntárias em eventos, trabalhou por mais de dez anos como vendedora no comércio de Curitiba, participou do primeiro conselho de leitores da Gazeta do Povo e é colunista voluntária da revista A Empreendedora. Trouxe a Vesteterapia, que é o estudo esotérico através das roupas, para o Brasil. Facebook: https://web.facebook.com/lucianadorocio ; https://web.facebook.com/LendasDaTiaLuciana/; Blog: http://lulendasepoesias.blogspot.com.br/; Twitter: https://twitter.com/lucianadorocio; Whats: 41 9965 12567; E-mail: luapoetisa@hotmail.com
A Primavera, a estação das flores, chegou. Ela também é cheia de lendas, conheça algumas delas:
Deusa Perséfone:
Na Mitologia ela era uma menina que gostava de colher flores e cantar. Mas um dia, ela foi raptada por Hades, deus das profundezas, e se casou com ele. Porém os dois entraram num trato:
No outono e inverno, ela ficaria nas profundezas com seu marido. Mas na primavera e no verão, Perséfone voltaria a morar com sua mãe.
Aqui há uma interpretação feminista, onde diz que quando uma mulher se casa, ela perde parte da sua alegria para se dedicar ao marido. Porém quando a dama volta para os braços da sua mãe, sua criança interior floresce.
Pedido a um Passarinho na Primavera:
Reza a lenda que se você avistar uma ave perto de uma flor, numa primavera, e fazer um pedido a ela, seu sonho será realizado.
O Espírito da Primavera do Cemitério:
Diz o mito que a musa da Primavera sempre passa no campo-santo e faz com que árvores derramem suas flores em túmulos abandonados.
Deusa Clóris:
Ela, também, é considerada Deusa da Primavera. Há uma simpatia que diz que se a sua pessoa oferecer rosas, numa cesta, para Clóris na Primavera você encontrará o amor, da sua vida, nesta estação.
Primavera é uma estação especial, que inspira os poetas e apaixonados. Portanto, curta a primavera com seus mitos e lendas.