Lidio dos Santos avalia pré-candidatura a prefeito por Laranjeiras do Sul, enquanto articula apoios nos bastidores
Com aproximadamente 6 partidos em torno de sua possível candidatura, articulações que confirma estar fazendo, mas sem bater o martelo que será candidato, o atual chefe do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, Lidio dos Santos, pode ser mais uma opção para os eleitores laranjeirenses.
O Professor Lídio, como é conhecido, tem formação superior em Geografia, especialização em Educação Especial e Ambiental e atualmente é chefe do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul.
Ainda filiado ao PSDB, diz que mudará de partido até o início de abril, mas reserva a divulgação da nova sigla para o momento em que divulgará se será ou não, candidato a prefeito por Laranjeiras do Sul, o que não só não descarta, como diz que está frequentando reuniões políticas e articulando junto à forças de apoio. Entretanto, o possível pré-candidato ressalva que sua decisão será tomada mediante outros fatores que venham a alterar o cenário político local. “Minha possível candidatura é cogitada por pessoas e grupos que me trazem essa demanda. Então, não me furto a considerá-la e tratar sobre essa possibilidade. No entanto, há parcerias históricas a serem consideradas e ponderadas e só teremos confirmação ou não, no momento adequado”, comentou Lidio, sinalizando aguardar decisões de bastidores, sobretudo no que se refere a candidatura à reeleição ou não, do aliado e atual prefeito, Berto Silva (PSC).
Lídio reforçou o apreço e amizade que tem pela esposa do prefeito e secretária de Assistência Social, Eliza Gemelli Silva, também do (PSDB). Ele foi diretor do NRE, quando Eliza o antecedeu na chefia, tendo lhe confiado a sucessão, função da qual chegou a se afastar durante o final do governo de Beto Richa (PSDB) tendo reassumido desde o início da gestão de Ratinho Júnior (PSC).
O possível candidato não quis adiantar suas prioridades para o município, caso venha a concorrer, mas disse que veio de origem humilde da sociedade, tendo conhecido e convivido com pessoas de diferentes classes sociais, que seus anseios são os mesmos dos laranjeirenses de todas as camadas, desde os empresariado até os trabalhadores e que acredita que a educação é o princípio de todas as mudanças e melhorias na vida dos cidadãos.
Sobre adversários internos, uma vez que são cogitadas outras duas candidaturas, caso abra espaço com a possível não candidatura de Berto Silva (Sacarpari secretário de Saúde e Celso Azevedo secretário de Agricultura), Lídio disse que não há adversários, que é cedo para tocar nesse assunto e que presa pela via do diálogo e do consenso. Afirma que tem frequentado reuniões e articulado com pessoas chaves, sobretudo com objetivo de contribuir para a construção de um debate político importante no próximo pleito, independente de ser propriamente o candidato. Mas, nas entrelinhas deixa evidente que tem recebido muitos estímulos e apoios, e que se os encaminhamentos seguirem favoráveis, pode concorrer apoiado por um grupo de peso.
Jogo de cintura
Embora seja pessoalmente estimado pelos colegas, se a candidatura de Lídio dos Santos se confirmar, ele será o candidato do governador Ratinho Jr, pois pertence ao seu quadro político, e terá de garantir um fenomenal jogo de cintura para trazer um massivo apoio dos professores da rede estadual do município, uma vez que o descontentamento da categoria com o atual governo do Estado é recorrente em função de perdas salariais e benefícios.