Maroca e Malhada são as vencedoras do Torneio Leiteiro na Exporio 2015
Ao todo, foram 22 animais participantes, pertencentes a 11 proprietários. Alguns deles, levaram até três amimais, em diferentes categorias.
Durante os três dias da feira, durante a Exporio 2015, em Rio Bonito do Iguaçu (04,05 e06), os produtores de leite dedicaram-se exclusivamente aos animais que levaram para competir em Eficiência e produção, nas categorias Jersey e Holandesa leiteiras.
Com produção média de 56,03 e 41,53 litros/dia, respetivamente de Malhada, pertencente a Elcio dariz e Maroca, pertencente a Rafael e Luana Campos, as vencedoras, que recebem tratamento especial permanentemente, São tratadas com ainda mais atenção e carinho, no período que antecede a competição.
Luana conta que há 30 dias, não fez outra coisa. Desde que inscrevemos a Maroca (Jersey), eu cuido dela. Dormi na barraca, aqui na feira, sempre do lado dela para identificar qualquer stresse que possa apresentar”, conta.
Já, Dariz, que inscreveu dois animais, foi vencedor geral com a vaca
Malhada (Holandesa) e segundo colocado em eficiência com a segunda vaca leiteira, disse que os cuidados intensivos com suas vacas começaram 40 dias, antes da competição. “E um cuidado absoluto. Cuidei mais delas do que de mim”, brinca.
As premiações foram em dinheiro e vales compras em lojas de produtos agropecuários e outras, que patrocinaram a competição. Eles receberam os cheques simbólicos de R$ 2.500 e vales e, na sequência – tanto os primeiros como segundos colocados – baldes de leite na cabeça, brincadeira já tradicional ao final dos torneios.
De acordo com os competidores, vencer no torneio leiteiro, significa valor agregado e referência para os produtores de leite, com relação ao manejo e todos os demais procedimentos que realizam na propriedade.