Momentos de organização popular

Diego Mendonça.Diego Mendonça Domingues é Engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduado em administração tributária e integrante do levante popular da juventude. Todas as quintas-feiras, publica sua coluna no Portal Comcafé.

Cristovam Buarque realizou um pronunciamento interessante para a admissibilidade do processo de impedimento da presidente(a) ainda antes da análise do plenário do Senado – momentos antes da votação do parecer na Comissão Especial do Impeachment. O político disse que é dever dos senadores explicar à população o que está sendo votado.

O que está em jogo?

Está em jogo a decência? Está em jogo o crime de responsabilidade? Está em jogo um projeto de poder? Está em jogo a luta trabalhista? Está em jogo o futuro do futebol? Está em jogo a Petrobrás? Está em jogo a Amazônia? Está em jogo a educação da nossa juventude?

Sim, tudo isso está em jogo. Especialmente a educação da nossa juventude.

Roberto Requião (e os senadores aprenderam com os deputados a não justificar seus votos por Deus), com grande lucidez, realizou um discurso contrário ao impedimento com grandes bases econômicas. Quem diria? O rei das mamonas, maluco beleza, arrogante, trator, bruto, rústico e sistemático, fala das medidas anticíclicas petistas e das crises capitalistas. O que significa a juventude não entender, em geral, sobre economia? O que significa a juventude não entender, em geral, sobre política? E o que nossa juventude sabe sobre legalidade?

O grande atacante Romário, do alto de sua popularidade, concluiu que a Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade.

Quem não conclui? É simples! Está previsto na Constituição.

Caros leitores, percebam que a confusão deste texto se deve exclusivamente a confusão do sistema político – educacional e econômico – que vive nossa República. Há o sentimento de traição em todos os trabalhadores sérios. Fomos traídos. Estamos sendo traídos. Pois então é momento de organização.

É momento de nos reeducarmos. É momento de repensar o mundo. É momento de entender, como propôs o senador Cristovam Buarque, o que está acontecendo. É momento de compreender o que significa o antiquado senador Roberto Requião dar aula de economia. É momento de avaliar os motivos de um ex-jogador de futebol representar seu Estado no Senado. É momento de saber qual a função dos senadores. Mas! Mais que isso… É momento de se organizar em suas comunidades, pois a política não deve ser realizada de cima para baixo. Laranjeiras do Sul ganhou o prêmio SEBRAE de empreendedorismo – um exemplo de que em menores comunidades também existem iniciativas.

Por que boa parte da população entende esse processo como um golpe? E por que boa parte não entende?

À juventude: quem foi Collor?

À todos: luta. A prática é o critério da verdade.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.